Facebook - OPAN Google+ - OPAN Twitter - OPAN Youtube - OPAN
     
     
SELECT m.*, IF(LENGTH(fotos)<15 AND galeria=1,(SELECT id FROM w186_post_fotos WHERE post=m.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1),fotos) AS fotoprinc FROM w186_post AS m WHERE m.id=7 - 7

Formao em indigenismo


 

Historicamente, o curso de indigenismo da OPAN representou a principal porta de entrada para os interessados em desenvolver trabalhos junto aos povos indígenas e, assim, se integrar aos propósitos e projetos da instituição. Desta maneira, o curso de indigenismo oferecido pela OPAN definia uma tradição, imprimindo uma marca institucional no trajeto histórico da OPAN.

A partir de 2010, a OPAN passou a promover sua formação em outro formato: por meio de mini-cursos, oferecidos a seus novos integrantes e a convidados por meio de módulos temáticos. A exemplo do que viveu ao longo de sua história, a instituição  sempre manteve conteúdos que a caracteriza, alternando etapas teóricas e práticas.
 
Na teoria, o eixo norteador da formação fundamenta-se pelo estudo da antropologia e etnologia. Os demais conteúdos oferecidos contemplam a história do indigenismo brasileiro, a apresentação da instituição, política Indigenista, lingüística, educação e saúde, com ênfase no contexto indígena, visitas às instituições parceiras e afins, governamentais e não governamentais, estudo dos projetos executados pela OPAN, apenas para citar alguns tópicos. A prática corresponde às experiências diretas em campo, conjuntamente com as equipes indigenistas que desenvolvem os trabalhos.
 
Assim, a formação em indigenismo opera como mecanismo e metodologia de inserção do candidato na instituição e como introdução às realidades e contextos diversos que configuram a complexa e ampla questão indígena. Ao mesmo tempo, esse processo de formação garante a manutenção e reprodução da filosofia institucional, por meio da transmissão da memória, dos princípios e propósitos historicamente construídos. Fortalece, desse modo, a instituição, garantindo a continuidade de suas equipes e linhas de ação e a qualidade da intervenção indigenista, através da especialização de seus quadros para o desempenho das inúmeras tarefas atribuídas à ação indigenista.
 

 
A OPAN tem contribuído também com a formação e capacitação de outros profissionais e técnicos que atuam direta e indiretamente com política indigenista através de diversas instituições governamentais e não governamentais, parceiros e entidades afins, localizados em diferentes pontos do país e exterior. O histórico do contexto da formação na OPAN a identifica também como instituição com vocação formadora.
 
Uma característica importante dos processos formativos na OPAN, de acordo com a filosofia da instituição, diz respeito à noção de “ação indigenista como ação pedagógica”. Há memórias, saberes e técnicas para serem incorporados. No entanto, não há fórmulas prontas de aplicação genérica – cada trabalho pressupõe desafios muito singulares. Nesse sentido, o curso de indigenismo constitui um momento sistemático na dinâmica de formação. Mas o aprendizado é contínuo e, portanto, há formação permanente, através do intercâmbio entre as equipes, da promoção de seminários, reuniões, encontros, grupos de estudo, capacitações técnicas específicas, onde todos os seus membros são simultaneamente aprendizes e formadores.
Sobre a OPAN
Formao em indigenismo
Organograma
Todos os direitos reservados para a Operação Amazônia Nativa - OPAN
Website Security Test