Facebook - OPAN Google+ - OPAN Twitter - OPAN Youtube - OPAN

Arapaima

SELECT m.*, IF(LENGTH(fotos)<15 AND galeria=1,(SELECT id FROM w186_post_fotos WHERE post=m.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1),fotos) AS fotoprinc FROM w186_post AS m WHERE m.id=379 - 379

Indgenas de Juta vo a Braslia

Por: Dafne Spolti/OPAN
Movimento indgena Copiju reivindica a presena da Funai no municpio.

Foto: Vinicius Benites Alves/OPAN.

Brasília-DF - Enquanto Dilma Rousseff era afastada do governo, o Conselho dos Povos Indígenas de Jutaí (Copiju), do Amazonas, junto a organizações indígenas e da sociedade civil de todo o país, entre elas a OPAN, lutava pela garantia dos seus direitos no 13º Acampamento Terra Livre (ATL), realizado em Brasília (DF), entre 10 e 12 de maio de 2016. Os participantes do acampamento reivindicavam que a presidente assinasse os decretos de desapropriação e homologação de terras indígenas receosos de que a entrada de Michel Temer na presidência acelere a tramitação de projetos anti-indígenas, como a PEC 215.

“Estamos aqui no Planalto, no Acampamento Terra Livre, em busca dos nossos direitos indígenas que estão sendo atropelados”, disse o vice-presidente do Copiju, Josimar Lopes de Oliveira, do povo Kokama. Francisco Peres, coordenador de educação do Copiju, também Kokama, lembrou que no Amazonas há fartura de caça, peixe e de floresta nas terras indígenas e que, por isso, estavam participando da Semana de Mobilização Nacional Indígena, mostrando a importância da garantia do território e incentivando os parentes a serem fortes e persistentes na luta.

Imagem2.jpg

Josimar Lopes (à esq.) e Francisco Peres (à dir.). Foto: Vinicius Benites Alves/OPAN.

Além da união em torno dos direitos indígenas em nível nacional, os membros do Copiju também levaram uma reivindicação local para a mobilização: a reabertura da Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Jutaí. Hoje, os indígenas do município precisam se remeter à CTL de Tonantins que fica na jurisdição da CR Tabatinga (Veja no mapa) e que praticamente não atua em Jutaí. Durante a plenária “Voz das Mulheres Indígenas”, realizada no dia 10, os representantes do Copiju entregaram ao presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, uma carta pedindo informações sobre a ausência da Funai na região.

A participação do Copiju foi apoiada pela OPAN, com o projeto “Arapaima: redes produtivas”, executado com recursos do Fundo Amazônia. “Considero o Acampamento Terra Livre, um dos momentos fundamentais para o fortalecimento do movimento indígena no Brasil, onde fica cada vez mais clara a necessidade de se ter uma política indigenista mais atuante e que garanta seus direitos originários”, disse o coordenador do projeto, Vinicius Benites Alves.

Ao final do evento, os participantes do Acampamento Terra Livre lançaram um manifesto em que reivindicam do Estado e da sociedade brasileira o respeito aos direitos fundamentais dos povos indígenas, reconhecidos pela Constituição Federal. Além disso, demonstram preocupação com os ataques, ameaças e retrocessos contra seus direitos, especialmente no governo interino.

Leia o manifesto na íntegra aqui.

Contatos com a imprensa

Dafne Spolti - dafne@amazonianativa.org.br

Telefone: (65) 3322-2980 / 9223-2494

www.amazonianativa.org.br

Matrias relacionadas

14/03/2017
NOTA DE REPDIO
11/03/2017
Juruena contaminado
21/10/2016
Nota de repdio da FEPOIMT
21/09/2015
Uma aposta promissora
03/08/2015
Territrio feminino
17/07/2015
Vaga aberta para contratao de indigenista
23/06/2015
Arapaima: redes produtivas
18/06/2015
Um giro de 360 graus
11/03/2015
Artigo: Meu alerta presidenta Dilma
28/01/2014
PF volta a TI Mariwatsd
SELECT id, titulo, data, horario, fotos, post_sub2_id AS post_sub_id, chamada, i_cadastro, arquivado FROM w186_post WHERE (i_publicacao<=NOW() OR i_publicacao=0) AND (i_expiracao>=NOW() OR i_expiracao=0) AND id!='379' AND post_sub2_id=12 AND aprovado!=0 ORDER BY i_cadastro DESC LIMIT 0, 8
08/02/17 - A consolidao de um projeto
Povo Deni do rio Xeru estabelece mtodos de trabalho e elabora projeto visando incluir alimentos dos roados na merenda escolar.
08/02/17 - Um brilho a mais
Mulheres Deni aprimoram tcnicas de artesanato tradicional com apoio das moradoras da RDS Aman.
19/12/16 - Juta sem Funai
Membro do Copiju aponta necessidades dos povos e a ausncia da Funai.
14/12/16 - Atendimento histrico
Katukina da aldeia Terra Alta, no Rio Bi, recebem atendimento de sade pela primeira vez.
06/12/16 - Aprimorando prticas sustentveis
Povo Katukina melhora a qualidade do seu leo de copaba.
01/11/16 - Chega de malria
Aps dcadas de malria na TI Rio Bi, trabalho conjunto pode melhorar a situao.
14/10/16 - Sade no lugar
Com a memria de epidemias, povo Deni reclama a falta de medicamentos e cobra melhorias ao DSEI.
16/09/16 - A Festa do Vee
Povo Deni do rio Xeru realiza a esperada pesca de pirarucu com apoio dos Paumari e faz grande festa para comemorar.
Todos os direitos reservados para a Operação Amazônia Nativa - OPAN
Website Security Test