Facebook - OPAN Google+ - OPAN Twitter - OPAN Youtube - OPAN

Notcias

SELECT m.*, IF(LENGTH(fotos)<15 AND galeria=1,(SELECT id FROM w186_post_fotos WHERE post=m.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1),fotos) AS fotoprinc FROM w186_post AS m WHERE m.id=231 - 231

Nota de falecimento: criana Xavante morre por insuficincia respiratria

Por: Andreia Fanzeres/OPAN
Mais uma criana falece em Mariwatsd. Para os indgenas, falta de equipamentos como balo de oxignio foi determinante.

Foto de Andreia Fanzeres/OPAN

São Félix do Araguaia, MT - Na última sexta-feira, mais uma criança Xavante em Marãiwatsédé faleceu em virtude de insuficiência respiratória e desnutrição. Era um bebê de quatro meses que, segundo os indígenas, precisava de um balão de oxigênio.

Em denúncia encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF), o cacique Damião Paridzané e o presidente do conselho local de saúde da aldeia Marãiwatsédé, Cosme Rité, argumentam que há tempos têm sido enviados documentos à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) pedindo a compra de equipamentos emergenciais como o balão de oxigênio, mas até agora não obtiveram respostas. De acordo com eles, em 2012 outra criança faleceu a caminho do hospital pelas mesmas razões.

“Se tivesse oxigênio na aldeia, poderíamos ter salvado minha neta”, lamenta Alcione Wa'aihã Tseredze, que trabalha no posto como agente indígena de saúde.

Há um ano e meio o MPF emitiu uma recomendação à Sesai para que executasse uma série de melhorias no posto de saúde na Terra Indígena Marãiwatsédé, que atende a uma população aproximada de mil indígenas. O prazo para as mudanças e a compra dos equipamentos era junho de 2013. Em julho, em visita à aldeia, o procurador da República em Barra do Garças, Lucas Sette, verificou que de fato houve uma reforma substancial no posto de saúde.

No entanto, constatou o não cumprimento da recomendação, enviando um novo pedido de explicações à Sesai e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante. Até hoje os equipamentos emergenciais ao posto de saúde, incluindo o balão de oxigênio, não foram providenciados. “Esta infelizmente é uma situação recorrente em toda a região. No Parque Indígena do Xingu, por exemplo, em nenhum polo base existe balão de oxigênio”, explicou Sette.

Com relação à desnutrição, ainda tem sido difícil trabalhar preventivamente, dada a gravidade da situação dos indígenas na região. O procurador informou que há 10 meses foi retomado um programa de vigilância nutricional que derrubou os casos de subnutrição de 50% para 25% da população Xavante de gestantes, menores e idosos em Marãiwatsédé. Uma das principais ações foi a volta da multimistura. A intenção é que esta medida seja expandida também a outras terras indígenas, como a TI Parabubure, onde a situação de desnutrição entre os Xavante é mais grave. 

Matrias relacionadas

08/03/2019
Um NO municipalizao da sade indgena
12/08/2015
Mariwatsd em chamas
02/07/2015
Uma luz sobre Mariwatsd
18/06/2015
Um giro de 360 graus
10/06/2015
Sementes que inspiram
06/04/2015
Etnozoneamento em Mariwatsd
20/02/2015
Dois anos e grandes desafios
22/02/2013
Sem gua, sem sade
13/10/2014
Mariwatsd dos Xavante!
12/08/2014
Um territrio em transformao
SELECT id, titulo, data, horario, fotos, post_sub_id AS post_sub_id, chamada, i_cadastro, arquivado FROM w186_post WHERE (i_publicacao<=NOW() OR i_publicacao=0) AND (i_expiracao>=NOW() OR i_expiracao=0) AND id!='231' AND post_sub_id=2 AND aprovado!=0 ORDER BY i_cadastro DESC LIMIT 0, 8
05/04/19 - Direito pesca tradicional
A partir de diretrizes da FAO para a pesca artesanal, povos indgenas do Amazonas planejam seus manejos pesqueiros.
22/03/19 - Nota de falecimento
Indigenismo perde o companheiro Thomaz Yauka Lisba.
22/03/19 - Sade indgena
Entenda a luta contra a municipalizao
08/03/19 - Um NO municipalizao da sade indgena
Etnias de MT se manifestam contra transferncia da sade indgena estados e municpios.
22/02/19 - Agricultura tradicional da Amaznia
Indgenas Apurin se renem a povos amaznicos da trplice fronteira Brasil-Peru-Colmbia para trocar experincias sobre agricultura sustentvel.
18/02/19 - Livro Paisagens ancestrais do Juruena
Publicao traz a memria ancestral indgena que conecta os povos da regio e seus territrios.
06/02/19 - Seminrio dos 50 anos da OPAN comea hoje na UFMT
15/01/19 - Indgenas de MT participam da COP 24 na Polnia
Marta Tipuici e Juarez Paimy, colaboradores do livro Mudana climtica e a percepo indgena, ecoam a voz dos povos indgenas no evento.
Todos os direitos reservados para a Operação Amazônia Nativa - OPAN
Website Security Test