Facebook - OPAN Google+ - OPAN Twitter - OPAN Youtube - OPAN

Mato Grosso

SELECT m.*, IF(LENGTH(fotos)<15 AND galeria=1,(SELECT id FROM w186_post_fotos WHERE post=m.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1),fotos) AS fotoprinc FROM w186_post AS m WHERE m.id=12 - 12

Programa Mato Grosso

O Programa Mato Grosso atua junto aos povos Manoki, Myky, Nambikwara das Terras Indígenas (TI) Tirecatinga e Pirineus de Souza, e Xavante de Marãiwatsédé nas bacias dos rios Juruena e Araguaia-Xingu. Atualmente, os projetos executados pelas equipes indigenistas da OPAN incluem ações com o foco na proteção das terras indígenas por meio da gestão territorial, programas de vigilância e monitoramento dos territórios, fortalecimento das organizações indígenas, formação política, fomento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, soberania alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável. 

Mapa do Programa MT.jpg

A partir de 2011, no âmbito do Projeto Berço das Águas, patrocinado pela Petrobras, a OPAN facilitou a elaboração e publicação dos planos de gestão territorial Manoki, Myky e da TI Pirineus de Souza, definindo diretrizes e ações para os projetos de futuro de cada povo. Em 2013, iniciamos um projeto financiado pelo Programa Demonstrativo para os Povos Indígenas – PDPI, com o objetivo de realizar a primeira etapa do Plano de Gestão Territorial da Terra Indígena Marãiwatsédé.

Em 2016, iniciamos as atividades do projeto “Irehi: cuidando dos territórios”, que recebe recursos do Fundo Amazônia, que, entre outras atividades, publicará o Plano de Gestão Territorial do povo Xavante de Marãowatsédé. O projetobusca fortalecer as capacidades de apropriação territorial dos povos indígenas contribuindo para construir soluções de gestão de seus territórios, de produção sustentável agroflorestal e extrativista e de fortalecimento da identidade coletiva, visando o aumento da qualidade de vida desses povos e da sociobiodiversidade na Amazônia Brasileira. Além disso, valoriza de forma estratégica o papel das mulheres indígenas no uso sustentável dos recursos naturais e garantia de soberania alimentar, assim como o papel dos jovens para o futuro dos territórios.

O Programa Mato Grosso conta também com o apoio financeiro da Embaixada da Noruega, da organização Manos Unidas e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) através de edital da Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

 

 

 

Todos os direitos reservados para a Operação Amazônia Nativa - OPAN
Website Security Test