Facebook - OPAN Google+ - OPAN Twitter - OPAN Youtube - OPAN

Notícias

SELECT m.*, IF(LENGTH(fotos)<15 AND galeria=1,(SELECT id FROM w186_post_fotos WHERE post=m.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1),fotos) AS fotoprinc FROM w186_post AS m WHERE m.id=508 - 508

Conferência com Sebastião Pinheiro no INPA

Por: Dafne Spolti/OPAN.
Evento aborda vantagens da agricultura camponesa frente ao modelo do agronegócio.

Sistema Agroflorestal Apurinã. Foto: Adriano Gambarini/OPAN.

Manaus (AM) - Na próxima terça-feira (17), às 16h, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) recebe o professor Sebastião Pinheiro para a conferência “O alento ultrassocial do biopoder camponês”. Agrônomo, cientista e ativista em agricultura e saúde, o professor Sebastião irá abordar os ganhos e as características dos modos de plantio de camponeses e de populações tradicionais – apresentando as técnicas envolvidas – em contraposição ao agronegócio e aos danos associados a esse modelo.

Sebastião Pinheiro possui uma carreira acadêmica extensa e com atividades junto às populações e movimentos sociais. Estudou em Jaboticabal (SP), se graduou na Argentina e fez pesquisas na Alemanha, em Toxicologia e Poluição Alimentar e Meio Ambiente. Foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto ao Núcleo de Economia Alternativa da Faculdade de Ciências Econômicas. É autor e co-autor de diversos livros como “Ladrões de Natureza” e “Saúde no solo versus agronegócios”. Tem participação no desenvolvimento de políticas públicas e discussões sobre agricultura a nível nacional e internacional.

Márcio Menezes, da Rede Maniva de Agroecologia, que é uma das organizadoras do evento, destacou que além da complexidade dos agroecossistemas e dos aspectos produtivos, o professor traz uma visão ampliada do universo da agricultura familar, tratando conceitos do campesinato – com a luta pela terra, os aspectos políticos envolvidos – além da própria agricultura familiar, guardiã de alimentos, da genética agrícola, que se perde com o avanço do agronegócio. “O evento será importante para provocar reflexões e se contrapor ao agrobusiness que avança sobre a Amazônia”, disse.

Para o diretor do Memorial Chico Mendes, que também está organizando o evento, Adevaldo Dias, a conferência irá contribuir na conscientização para uma agricultura que concilia a saúde do solo com a melhor qualidade de vida dos próprios agricultores, sem uso de agrotóxico, sem exploração de um trabalhador sobre o outro. “A palestra dele ganha uma importância por abordar esses temas, por despertar a gente para esse novo modelo de agricultura mais saudável, mais sustentável e que produza alimentos de verdade”, destaca.

Além do INPA, da Rede Maniva de Agroecologia e do Memorial Chico Mendes, fazem parte da organização do congresso a Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) e a Operação Amazônia Nativa (OPAN). O evento, aberto ao público, será no auditório Bosque da Ciência do INPA, localizado na avenida André Araújo, 2936, bairro Petrópolis, em Manaus.

Contatos com a imprensa
Dafne Spolti
dafne@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980 / 9 9223-2494

 

Matérias relacionadas

24/04/2018
Mobilização nacional indígena dá seu recado
06/08/2015
Um prato sem agrotóxicos, por favor
20/02/2015
Dois anos e grandes desafios
03/11/2015
Flechas, bordunas e diplomacia
24/04/2013
É tempo de aprender com os indígenas
SELECT id, titulo, data, horario, fotos, post_sub2_id AS post_sub_id, chamada, i_cadastro, arquivado FROM w186_post WHERE (i_publicacao<=NOW() OR i_publicacao=0) AND (i_expiracao>=NOW() OR i_expiracao=0) AND id!='508' AND post_sub2_id=2 AND aprovado!=0 ORDER BY i_cadastro DESC LIMIT 0, 8
19/04/18 - Dia do Índio
02/04/18 - Banho de veneno sobre terra indígena
Avião dispersa agrotóxicos dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé.
07/11/17 - Expansão do manejo Paumari
Pesca de pirarucu é realizada em intercâmbio de povos do Amazonas e do Acre.
16/08/17 - Sem dúvida, a terra é dos índios
Ações de MT contra territórios tradicionais são derrubadas no STF.
03/08/17 - Nossa história não começa em 1988!
#MarcoTemporalNão!
24/07/17 - Nota pública
Organizações repudiam aprovação de parecer da AGU que incide diretamente sobre a demarcação e o usufruto de povos indígenas sobre suas terras.
14/07/17 - Nota de repúdio
Leia aqui nota de organizações em repúdio a portarias do Ministério da Justiça que representam retrocesso e autoritarismo na política indigenista.
08/06/17 - Vaga para coordenador de campo
OPAN lança edital para a contratação de um(a) coordenador(a) de campo para o Programa Mato Grosso. Inscrições até 18 de junho.
Todos os direitos reservados para a Operação Amazônia Nativa - OPAN
Website Security Test