Facebook - OPAN Google+ - OPAN Twitter - OPAN Youtube - OPAN

Notcias

SELECT m.*, IF(LENGTH(fotos)<15 AND galeria=1,(SELECT id FROM w186_post_fotos WHERE post=m.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1),fotos) AS fotoprinc FROM w186_post AS m WHERE m.id=575 - 575

Em defesa do meio ambiente

Sociedade civil divulga manifesto contra propostas de campanha que atacam meio ambiente


nota-conjunta-sobre-propostas-meio-ambiente-verso-final.pdf
271,95 Kb

Brasília, 19/10/2018 - Um conjunto de 28 redes e organizações da sociedade civil divulgou, hoje, um manifesto criticando propostas que vêm sendo feitas na campanha à Presidência contra o meio ambiente (documento em anexo). O texto condena, por exemplo, as ideias de retirar o Brasil do tratado internacional de mudanças climáticas, o Acordo de Paris, e de fundir do Ministério de Meio Ambiente (MMA) ao de Agricultura.  


Além de organizações específicas, o texto é assinado por redes que congregam centenas de outras organizações, como a Rede Mata Atlântica (RMA), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e o Observatório do Clima.


As instituições que assinam o documento consideram que a extinção ou enfraquecimento dos órgãos ambientais pode provocar a explosão das taxas de desmatamento e colocar “em risco quatro décadas de avanços na proteção do meio ambiente”. Lembram ainda que, conforme os cientistas, caso a derrubada da floresta ultrapasse 25% (hoje ela está em 19%), a Amazônia pode se transformar numa savana, o que colocaria em risco o regime de chuvas de grande parte do país.


As organizações reforçam que a saída do Brasil do acordo de clima pode prejudicar o comércio e a imagem internacionais do país tendo em vista as crescentes exigências do mercado quanto à sustentabilidade.  


O texto condena ainda as propostas de enfraquecer ou mesmo acabar com o licenciamento ambiental; facilitar o uso de agrotóxicos; abrir as áreas protegidas a atividades de alto impacto ambiental; e a defesa do “fim do ativismo” no país.


“Meio ambiente é coisa séria. Diz respeito à nossa qualidade de vida e ao mundo que deixaremos para nossos filhos, seja qual for a nossa forma de pensar, agir e lutar. A sua proteção constitui direito fundamental de toda a sociedade brasileira, configurando-se como pauta apartidária. O próximo Presidente da República tem o dever de reconhecer e se comprometer com a proteção das conquistas ambientais da sociedade. É preciso caminhar em direção à Constituição Cidadã; não se afastar dela”, alerta o manifesto.


O documento está sendo divulgado pouco depois de uma manifestação realizada em frente à sede do MMA, em Brasília, também contra a extinção e fragilização dos órgãos ambientais. Além de ONGs, a mobilização incluiu as associações de servidores do ministério e de órgãos a ele subordinados.

SELECT id, titulo, data, horario, fotos, post_sub2_id AS post_sub_id, chamada, i_cadastro, arquivado FROM w186_post WHERE (i_publicacao<=NOW() OR i_publicacao=0) AND (i_expiracao>=NOW() OR i_expiracao=0) AND id!='575' AND post_sub2_id=2 AND aprovado!=0 ORDER BY i_cadastro DESC LIMIT 8, 8
07/08/18 - Vaga para facilitao de oficina
Inscries at dia 10 de agosto.
17/07/18 - Edital de seleo pblica - Repartio de Benefcios do Mdio Juru
Inscries abertas at 21 de setembro de 2018.
13/06/18 - Sem PSC e bancada ruralista
Servidores da Funai se manifestam contra loteamento de cargos, pelo fim dos retrocessos, em prol do fortalecimento da instituio.
13/06/18 - ICMBio no para principiantes
Servidores reafirmam defesa s polticas socioambientais e rechaam loteamento poltico das instituies.
01/06/18 - O preo justo do pirarucu sustentvel
O manejo da espcie no Amazonas procura aperfeioamento para garantir melhor renda s comunidades.
01/06/18 - Uma grande estratgia para a conservao
Diagnstico aponta crescimento da quantidade de peixes e outros benefcios do manejo de pirarucu.
01/06/18 - Coletivo do manejo de pirarucu mais forte
Em seminrio, comunitrios e parceiros se unem para buscar melhorias e polticas pblicas para a atividade.
22/05/18 - Lanando luz sobre o manejo
Comunitrios, pesquisadores e organizaes se renem para apresentao de diagnstico sobre o manejo sustentvel de pirarucu no Amazonas.
Todos os direitos reservados para a Operação Amazônia Nativa - OPAN
Website Security Test