23 de novembro de 2009

A caminho da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP 15), que acontecerá entre os dias 7 a 18 de dezembro em Copenhague, o The Prince’s Rain Forest Project lança uma publicação que fala da importância das florestas tropicais no combate ao aquecimento global. Os Enawene Nawe ilustram algumas páginas da publicação que aborda, entre outras questões, as […]

A caminho da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP 15), que acontecerá entre os dias 7 a 18 de dezembro em Copenhague, o The Prince’s Rain Forest Project lança uma publicação que fala da importância das florestas tropicais no combate ao aquecimento global.

Os Enawene Nawe ilustram algumas páginas da publicação que aborda, entre outras questões, as implicações do modelo de ocupação que vem sendo adotado na região Amazônica e o impacto sentido pelas populações indígenas que nela vivem.

Em abril deste ano um fato chamou a atenção durante as tradicionais pescarias de barragem realizadas pelos Enawene Nawe, como parte de um dos seus principais rituais: acostumados com grandes quantidades de pescado obtidas anualmente nessa pescaria, desta vez o peixe não veio. Oficialmente não existe uma explicação para o fenômeno, mas os Enawene Nawe temem que a construção de inúmeras centrais hidrelétricas n a bacia do rio Juruena poderá agravar ainda mais o problema.

O fotógrafo espanhol Daniel Beltrá, membro da equipe do The Prince’s Rain Forest Project, visitou a aldeia Halataikiwa em fevereiro de 2009. Nesta oportunidade ele pode conhecer um pouco da cultura dos Enawene Nawe e entender como o modelo de vida desse povo tem apoiado positivamente a conservação da biodiversidade regional.

As populações indígenas vêm ganhando cada vez mais destaque como atores indispensáveis para a manutenção do planeta diante da ameaça das mudanças climáticas em curso. A publicação (em inglês) está disponível para download no site: http://cde.cerosmedia.com/1N4ad72a7274ea9012.cde/page/20

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

Indígenas da bacia do Juruena participam de festival de cinema em Brasília

02 Dez, 2022

Foram selecionadas duas produções audiovisuais do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky e uma do povo Enawenê-Nawê

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.
Nossos Parceiros
Ver Mais