23 de novembro de 2009

A caminho da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP 15), The Prince's Rain Forest Project lança uma publicação sobre a importância das florestas tropicais no combate ao aquecimento global.

A caminho da 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP 15), que acontecerá entre os dias 7 a 18 de dezembro em Copenhague, o The Prince’s Rain Forest Project lança uma publicação que fala da importância das florestas tropicais no combate ao aquecimento global.

Os Enawene Nawe ilustram algumas páginas da publicação que aborda, entre outras questões, as implicações do modelo de ocupação que vem sendo adotado na região Amazônica e o impacto sentido pelas populações indígenas que nela vivem.

Em abril deste ano um fato chamou a atenção durante as tradicionais pescarias de barragem realizadas pelos Enawene Nawe, como parte de um dos seus principais rituais: acostumados com grandes quantidades de pescado obtidas anualmente nessa pescaria, desta vez o peixe não veio. Oficialmente não existe uma explicação para o fenômeno, mas os Enawene Nawe temem que a construção de inúmeras centrais hidrelétricas n a bacia do rio Juruena poderá agravar ainda mais o problema.

O fotógrafo espanhol Daniel Beltrá, membro da equipe do The Prince’s Rain Forest Project, visitou a aldeia Halataikiwa em fevereiro de 2009. Nesta oportunidade ele pode conhecer um pouco da cultura dos Enawene Nawe e entender como o modelo de vida desse povo tem apoiado positivamente a conservação da biodiversidade regional.

As populações indígenas vêm ganhando cada vez mais destaque como atores indispensáveis para a manutenção do planeta diante da ameaça das mudanças climáticas em curso. A publicação (em inglês) está disponível para download no site: http://cde.cerosmedia.com/1N4ad72a7274ea9012.cde/page/20

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais