02 de março de 2010

Elegante, altivo e performático. Aoli (chefe), Sotakatali (mestre de cantos) e Sotaliti (xamã). Assim era Kayowekase, que após o falecimento repentino do sábio Kawali, havia assumido um papel fundamental na condução dos rituais dos Enawene Nawe. Sua morte ocorrida no dia 01 de março, menos de um ano após a morte de Kawali, deixa aos “novos” Sotakatali a imensa responsabilidade de […]

Elegante, altivo e performático. Aoli (chefe), Sotakatali (mestre de cantos) e Sotaliti (xamã). Assim era Kayowekase, que após o falecimento repentino do sábio Kawali, havia assumido um papel fundamental na condução dos rituais dos Enawene Nawe.

Sua morte ocorrida no dia 01 de março, menos de um ano após a morte de Kawali, deixa aos “novos” Sotakatali a imensa responsabilidade de darem continuidade ao seu complexo e fantástico universo cultural.

Ele deixa o seu corpo, fará a travessia, mas de uma outra esfera seguirá guiando o seu povo.

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980

Indígenas da bacia do Juruena participam de festival de cinema em Brasília

02 Dez, 2022

Foram selecionadas duas produções audiovisuais do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky e uma do povo Enawenê-Nawê

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.
Nossos Parceiros
Ver Mais