01 de fevereiro de 2011

Apresentação A OPAN tem o prazer de apresentar o resumo das atividades realizadas em 2010. Nesta publicação, demonstraremos nossos principais êxitos na gestão de projetos em parceria com os povos indígenas nos estados do Amazonas e de Mato Grosso, contribuindo para o fortalecimento das organizações indígenas, valorização cultural e conservação do meio ambiente. Um dos aspectos mais importantes […]

Apresentação

A OPAN tem o prazer de apresentar o resumo das atividades realizadas em 2010. Nesta publicação, demonstraremos nossos principais êxitos na gestão de projetos em parceria com os povos indígenas nos estados do Amazonas e de Mato Grosso, contribuindo para o fortalecimento das organizações indígenas, valorização cultural e conservação do meio ambiente. Um dos aspectos mais importantes que permearam todas as linhas de ação da OPAN em 2010 foram as discussões sobre a gestão ambiental das terras indígenas, visando a consolidação de uma política nacional a respeito deste tema. Por isso, este foi o eixo central do nosso relatório.

Boa leitura!

 

Entenda em seis pontos as diretrizes do CNJ para os povos indígenas no acesso ao Judiciário

06 Mai, 2022

O ato recomendatório traz procedimentos para garantir o pleno exercício dos direitos dos povos indígenas na Justiça. Saiba o que pode ser exigido em um processo judicial quando há pessoas e povos originários envolvidos.

Estela Ceregatti homenageia cacica xavante em novo álbum

28 Abr, 2022

Carolina Rewaptu é a primeira cacica Xavante de Mato Grosso e faz parte do grupo de mulheres que coletam sementes nativas para o reflorestamento de áreas desmatadas.

Garimpo ilegal vitimou mais de 100 indígenas Yanomami em 2021 

26 Abr, 2022

Exploração sexual, fome, contaminação e destruição ambiental são as principais causas de mortes. Este é considerado o pior momento de invasão desde a demarcação do território.
Nossos Parceiros
Ver Mais