OPAN

Morre indigenista da Funai e ex-membro da OPAN

Morre indigenista da Funai e ex-membro da OPAN.

A coordenação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), com profundo pesar, revolta e indignação, comunica o brutal assassinato do amigo, companheiro e humanista Cláudio Quoos Conte, ocorrido ontem, em sua residência na cidade de Canarana (MT), a 800km de Cuiabá. Uma morte violenta em decorrência de degolamento. A polícia suspeita de latrocínio.

Não poderia acabar em tamanha estupidez a vida de quem se dedicou à justiça e fraternidade entre as pessoas.

Nascido em São Borja (RS) em 2 de dezembro de 1962, ingressou na OPAN em 1984 para uma atuação na área de educação com povo Canamari, no Médio rio Juruá, estado do Amazonas. Em 1987 e 1988, colaborou com a coordenação geral da OPAN, cursou História na UFMT e entre 1994 e 2011 foi dedicadíssimo servidor do IPHAN em Mato Grosso.

Desde 2012 atuava como indigenista especializado da Funai na Coordenadoria Regional do Xingu, envolvendo-se integralmente à atenção social aos povos xinguanos.

Nos unimos a tantos amigos, companheiros e parentes que lastimam tamanha violência contra quem foi reto em suas condutas, responsável em suas funções trabalhistas, cordial, sereno, extremamente ponderado e lúcido em sua vida.

O corpo segue hoje por terra para ser sepultado em Porto Alegre (RS).

Operação Amazônia Nativa

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980