OPAN

Nota de pesar pela morte do Pe. Balduino Loebens

Balduino Loebens, um jesuíta amigo dos índios, morre no rio Juruena.

Por: Coordenação Geral/OPAN

Morreu no último sábado (06) o padre Balduino Loebens, enquanto navegava pelo rio Juruena, para pernoitar, como costumeiramente, em uma aldeia do povo Rikbaktsa. O corpo foi encontrado no final da tarde desta segunda-feira (08), há alguns quilometros do seu barco, que estava encalhado no rio.

O catarinense, nascido em Itapiringa em 13 de março de 1941, dedicava a sua vida a causa indígena desde 1960. Foram quase cinco décadas de vida compartilhada com os povos indígenas, especialmente com os Rikbaktsa.

Um grupo de Enawenê Nawê, que está em Cuiabá, habitantes do Juruena, também lembram que Balduino era amigo do jesuíta Vicente Cañas, que os Enawenê chamavam de Kiwxi, assassinado em 1987 por defender os direitos dos índios à sua terra, constantemente invadida por madeireiros e latifundiários; e por isso ficaram muito tristes com a morte do amigo.

A OPAN se solidariza com os amigos, parentes, jesuítas e indígenas, pela perda prematura de alguém que não mediu esforços para garantir direitos e dignidade as pessoas humanas.

O corpo do padre Balduino está sendo velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Juína. Às 14 horas os Rikbaktsa vão fazer um ritual em homenagem ao amigo e às 16 horas o corpo do jesuíta deve ser sepultado.

 

 

Pe. Balduino Loebens

*13/03/1941

+06/09/2014

 

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980