22 de agosto de 2015

Por: Carla Ninos/OPAN Lábrea (AM) – Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2015 será realizado o seminário “Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios”, reunindo representantes de povos indígenas do Amazonas e Mato Grosso, além de comunidades que vivem em reservas extrativistas. O seminário é organizado pela Operação […]

Por: Carla Ninos/OPAN

Lábrea (AM) – Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2015 será realizado o seminário “Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios”, reunindo representantes de povos indígenas do Amazonas e Mato Grosso, além de comunidades que vivem em reservas extrativistas. O seminário é organizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) em parceria com a Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP).

Para Gustavo Silveira, coordenador do Programa Amazonas da OPAN, o seminário tem o objetivo de “reunir indígenas e extrativistas para que eles dialoguem sobre gestão territorial e ambiental, dividam experiências adversas e oportunidades para que possam construir parcerias futuras”.

Para participar da mesa redonda “Experiências de gestão territorial e ambiental” foram convidados representantes de sete etnias: Jamamadi (AM), Paumari (AM), Apurinã (AM), Katukina (AM), Zoró (MT), Manoki (MT) e Xavante (MT). Além de representantes da Resex Médio Purus (AM), Resex Ituxi (AM) e Resex Guariba-Roosevelt (MT).

Outra mesa vai debater as políticas públicas de gestão territorial no Médio Purus, esclarecendo questões relacionadas à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Serão abordados também a contextualização da região, o avanço da fronteira agrícola, arco do desmatamento, criação das unidades de conservação como barreiras verdes.

Também serão discutidos os desafios do movimento indígena e do indigenismo no Médio contemplando o histórico da atuação indigenista da OPAN e do projeto Raízes do Purus, além de falar sobre a atuação da Funai CR Médio Purus.

Ao final do seminário ocorrerá o lançamento dos planos de gestão do povo Apurinã, organizado pela FOCIMP e do povo Jamamadi, facilitado pela OPAN.

 

Serviço:

Seminário Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios

25, 26 e 27 de agosto

Prédio da Prefeitura de Lábrea (AM)

 

Contatos com imprensa

Carla Ninos – carla@amazonianativa.org.br

Telefones: 65 9958-6109 e 65 3322-2980

www.amazonianativa.org.br

www.facebook.com/raizesdopurus

COMO EVITAR A SAVANIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

05 Set, 2022

Iniciativas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade são soluções que protegem a floresta, enquanto geram renda justa para comunidades indígenas.

Brô Mc’s: conheça o primeiro grupo de rap indígena a pisar no Rock in Rio

01 Set, 2022

Maior festival de música do mundo terá palco demarcado pela resistência indígena. Nos bastidores, grupo vai trazer mensagem especial sobre os isolados, indígenas que rejeitam contato com o restante da sociedade.

Vale do Javari: associação entre crimes ambientais e narcotráfico atualiza modus operandi do sistema seringalista

26 Ago, 2022

Apesar do histórico de massacres, exploração de recursos naturais e mão de obra escravizada, a região já vivenciou momentos de maior estabilidade quando o Estado se fez presente.
Nossos Parceiros
Ver Mais