22 de agosto de 2015

Povos indígenas e extrativistas vão trocar experiências sobre gestão territorial e ambiental.

Por: Carla Ninos/OPAN

Lábrea (AM) – Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2015 será realizado o seminário “Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios”, reunindo representantes de povos indígenas do Amazonas e Mato Grosso, além de comunidades que vivem em reservas extrativistas. O seminário é organizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) em parceria com a Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP).

Para Gustavo Silveira, coordenador do Programa Amazonas da OPAN, o seminário tem o objetivo de “reunir indígenas e extrativistas para que eles dialoguem sobre gestão territorial e ambiental, dividam experiências adversas e oportunidades para que possam construir parcerias futuras”.

Para participar da mesa redonda “Experiências de gestão territorial e ambiental” foram convidados representantes de sete etnias: Jamamadi (AM), Paumari (AM), Apurinã (AM), Katukina (AM), Zoró (MT), Manoki (MT) e Xavante (MT). Além de representantes da Resex Médio Purus (AM), Resex Ituxi (AM) e Resex Guariba-Roosevelt (MT).

Outra mesa vai debater as políticas públicas de gestão territorial no Médio Purus, esclarecendo questões relacionadas à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Serão abordados também a contextualização da região, o avanço da fronteira agrícola, arco do desmatamento, criação das unidades de conservação como barreiras verdes.

Também serão discutidos os desafios do movimento indígena e do indigenismo no Médio contemplando o histórico da atuação indigenista da OPAN e do projeto Raízes do Purus, além de falar sobre a atuação da Funai CR Médio Purus.

Ao final do seminário ocorrerá o lançamento dos planos de gestão do povo Apurinã, organizado pela FOCIMP e do povo Jamamadi, facilitado pela OPAN.

 

Serviço:

Seminário Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios

25, 26 e 27 de agosto

Prédio da Prefeitura de Lábrea (AM)

 

Contatos com imprensa

Carla Ninos – carla@amazonianativa.org.br

Telefones: 65 9958-6109 e 65 3322-2980

www.amazonianativa.org.br

www.facebook.com/raizesdopurus

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais