OPAN

Lábrea sedia debate sobre gestão territorial

Povos indígenas e extrativistas vão trocar experiências sobre gestão territorial e ambiental.

Por: Carla Ninos/OPAN

Lábrea (AM) – Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2015 será realizado o seminário “Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios”, reunindo representantes de povos indígenas do Amazonas e Mato Grosso, além de comunidades que vivem em reservas extrativistas. O seminário é organizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) em parceria com a Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP).

Para Gustavo Silveira, coordenador do Programa Amazonas da OPAN, o seminário tem o objetivo de “reunir indígenas e extrativistas para que eles dialoguem sobre gestão territorial e ambiental, dividam experiências adversas e oportunidades para que possam construir parcerias futuras”.

Para participar da mesa redonda “Experiências de gestão territorial e ambiental” foram convidados representantes de sete etnias: Jamamadi (AM), Paumari (AM), Apurinã (AM), Katukina (AM), Zoró (MT), Manoki (MT) e Xavante (MT). Além de representantes da Resex Médio Purus (AM), Resex Ituxi (AM) e Resex Guariba-Roosevelt (MT).

Outra mesa vai debater as políticas públicas de gestão territorial no Médio Purus, esclarecendo questões relacionadas à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Serão abordados também a contextualização da região, o avanço da fronteira agrícola, arco do desmatamento, criação das unidades de conservação como barreiras verdes.

Também serão discutidos os desafios do movimento indígena e do indigenismo no Médio contemplando o histórico da atuação indigenista da OPAN e do projeto Raízes do Purus, além de falar sobre a atuação da Funai CR Médio Purus.

Ao final do seminário ocorrerá o lançamento dos planos de gestão do povo Apurinã, organizado pela FOCIMP e do povo Jamamadi, facilitado pela OPAN.

 

Serviço:

Seminário Gestão Territorial e Ambiental no Sul do Amazonas – oportunidades e desafios

25, 26 e 27 de agosto

Prédio da Prefeitura de Lábrea (AM)

 

Contatos com imprensa

Carla Ninos – carla@amazonianativa.org.br

Telefones: 65 9958-6109 e 65 3322-2980

www.amazonianativa.org.br

www.facebook.com/raizesdopurus