OPAN

Os desafios na mesa

OPAN realiza encontro com especialistas para discutir os desafios das cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia.

OPAN realiza encontro com especialistas para discutir os desafios das cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia.

Por: Dafne Spolti/OPAN

Manaus-AM – Será realizada no dia 20 de julho, às 9h, no mini campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a mesa redonda “Cadeias produtivas da sociobiodiversidade: desafios e oportunidades”. O evento, realizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN)*, abordará o assunto a partir do ponto de vista acadêmico, do governo e das comunidades extrativistas a fim de potencializar as discussões e os avanços nas cadeias produtivas da castanha-do-brasil, dos óleos vegetais, do manejo sustentável de pirarucu e outras. Há vagas (limitadas) para a mesa redonda.

Um dos convidados do evento é o professor do Henrique dos Santos Pereira, coordenador da pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA), da UFAM, que tem importantes pesquisas sobre a castanha-do-brasil e contribuiu na construção do modelo de manejo sustentável de pirarucu, quando superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele explicou que o maior desafio das cadeias produtivas na Amazônia é a inserção dos produtos no mercado a partir de estratégias específicas, que garantam sua valorização e um preço justo. Para o professor, é importante que diferentes públicos se envolvam com a temática para a conquista das melhorias da atividade por meio de políticas públicas.

Para apresentar o trabalho de comunidades extrativistas com a produção sustentável participarão Antônio Adevaldo da Costa, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), no Médio rio Juruá, e Ocemir Salve dos Santos, da Associação dos Comunitários Que Trabalham Com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ), do Médio rio Solimões. Eles trarão à discussão um foco para a organização dos moradores, fundamental para se pensar o desenvolvimento das cadeias produtivas.

Além deles, a mesa redonda contará com Thomaz Antonio Meirelles, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Amazonas, que falará sobre as oportunidades de comercialização dos produtos da sociobiodiversidade para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

No evento, a Rede Maniva de Agroecologia (Rema) vai apresentar sua atuação em prol da valorização da agroecologia, entre elas, a certificação com selo para produtos orgânicos da sociobiodiversidade. De acordo com o coordenador da Rede, Márcio Menezes, a certificação pode ser uma escolha interessante para quem trabalha com cadeias produtivas sustentáveis, já que atende as exigências do mercado em relação à garantia de qualidade, a partir de uma proposta diferenciada de trabalho participativo.

Para Leonardo Pereira Kurihara, da OPAN, a mesa “Cadeias produtivas da sociobiodiversidade: desafios e oportunidades” será um momento importante para compreender a visão crítica da academia as experiências e os caminhos percorridos, além de discutir as necessidades de desenvolvimento de políticas públicas. “A discussão abre a possibilidade de ampliar as ações em rede por meio desses vários olhares sobre a temática”, avalia.

*A mesa redonda sobre as cadeias produtivas será realizada pela OPAN, com apoio de parceiros e por meio do projeto Arapaima: redes produtivas, executado com recursos do Fundo Amazônia, nas bacias do Médio rio Solimões e Médio rio Juruá.

Contato com a imprensa

Dafne Spolti – dafne@amazonianativa.org.br

Telefone: (65) 3322-2980 / 9223-2494

www.amazonianativa.org.br