12 de outubro de 2016

As organizações indígenas no Brasil apresentam um quadro de redes de articulação e mobilização política equivalencial que abarcam demandas indígenas por todo o território. As inúmeras organizações existentes compõem e convergem na APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e o foco de nossa pesquisa concentra-se na Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL) e […]

As organizações indígenas no Brasil apresentam um quadro de redes de articulação e mobilização política equivalencial que abarcam demandas indígenas por todo o território. As inúmeras organizações existentes compõem e convergem na APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e o foco de nossa pesquisa concentra-se na Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL) e na Comissão Guarani Yvy Rupa (CGY). Estas formas organizacionais estão calcadas e orientadas por políticas de direitos à terra, à autodeterminação, ao exercício da tradicionalidade, à cidadania, à participação política e outros direitos assegurados pela Constituição Federal (988), na Convenção 69 da Organização Internacional do Trabalho e pela Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas e Minorias (ONU, 2007). Assim, importa investigar como as organizações indígenas no sul do Brasil se organizam politicamente, como articulam suas demandas, estratégias, ações e mobilizações a partir de seus elementos tradicionais na interface com a política institucional e estatal.

As relações entre o Movimento Indígena e o Estado Nação são analisadas à luz dos espaços institucionais de discussão política. Neste sentido, a representação indígena é uma questão chave deste trabalho. Sobretudo, o objetivo está em dar visibilidade e propiciar um canal de expressão para as lideranças, organizações, comunidades e o Movimento Indígena como um todo.

Palavras chave: Organizações Indígenas, Representação, Direitos.

Dissertação de Mestrado em Sociologia Política de Catiúscia Custódio de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de pós Graduação em Sociologia Política

COMO EVITAR A SAVANIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

05 Set, 2022

Iniciativas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade são soluções que protegem a floresta, enquanto geram renda justa para comunidades indígenas.

Brô Mc’s: conheça o primeiro grupo de rap indígena a pisar no Rock in Rio

01 Set, 2022

Maior festival de música do mundo terá palco demarcado pela resistência indígena. Nos bastidores, grupo vai trazer mensagem especial sobre os isolados, indígenas que rejeitam contato com o restante da sociedade.

Vale do Javari: associação entre crimes ambientais e narcotráfico atualiza modus operandi do sistema seringalista

26 Ago, 2022

Apesar do histórico de massacres, exploração de recursos naturais e mão de obra escravizada, a região já vivenciou momentos de maior estabilidade quando o Estado se fez presente.
Nossos Parceiros
Ver Mais