23 de janeiro de 2017

Conhecidos como povo da água, os Paumari são exímios pescadores e mergulhadores e habitam lagos, várzeas, praias e igarapés da bacia do rio Tapauá. Ali estão localizadas as TIs Paumari do Lago Manissuã, Paumari do Lago Paricá e Paumari do Cuniuá, demarcadas e homologadas entre 1997 e 1998. O manejo do pirarucu, após sete anos […]

Conhecidos como povo da água, os Paumari são exímios pescadores e mergulhadores e habitam lagos, várzeas, praias e igarapés da bacia do rio Tapauá. Ali estão localizadas as TIs Paumari do Lago Manissuã, Paumari do Lago Paricá e Paumari do Cuniuá, demarcadas e homologadas entre 1997 e 1998. O manejo do pirarucu, após sete anos de trabalho, recuperou o estoque pesqueiro e contribuiu para o fortalecimento de sua organização social. Hoje eles montam escalas de vigilância para os três territórios e realizam reuniões frequentes para discutir assuntos referentes à proteção e manutenção do território. As mulheres também estão mais confiantes e se integram aos trabalhos, principalmente ao apoio ao marido nas vigilâncias e na pesca manejada.

Projetos hidrelétricos colocam em risco povos indígenas e rios na bacia do Juruena

22 Mar, 2023

Relatório indica que territórios indígenas, espécies endêmicas e rios da região seriam afetados caso empreendimentos projetados saiam do papel.

Servidor do ICMBIO ameaçado após operação contra o garimpo ilegal

22 Mar, 2023

O Fórum do Território do Médio Juruá (TMJ) divulgou nota onde expressa profunda preocupação com as ameaças e tentativas de intimidação sofridas pelo servidor público do ICMBIO, Manoel Cunha, que é gestor da Resex Médio Juruá, em retaliação a uma operação contra o garimpo ilegal.

Mulheres Paumari ocupam espaços estratégicos na gestão do território

20 Mar, 2023

Participando do manejo sustentável de pirarucu, elas se destacam pela competência em funções importantes.
Nossos Parceiros
Ver Mais