25 de agosto de 2018

Avaliação Ambiental Integrada do Juruena (EPE, 2010) Com 580 páginas, a Avaliação Ambiental Integrada (AAI) é um dos mais completos documentos já elaborados sobre a bacia do rio Juruena, que analisa os cenários sociais, ambientais e econômicos possíveis com a instalação ou não de dezenas de novos empreendimentos hidrelétricos na região nos próximos anos. Esta […]

Avaliação Ambiental Integrada do Juruena (EPE, 2010)

Com 580 páginas, a Avaliação Ambiental Integrada (AAI) é um dos mais completos documentos já elaborados sobre a bacia do rio Juruena, que analisa os cenários sociais, ambientais e econômicos possíveis com a instalação ou não de dezenas de novos empreendimentos hidrelétricos na região nos próximos anos. Esta avaliação foi feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2010 e é diferente de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), focado apenas em um empreendimento. Ela considera os impactos de todas as usinas somadas e procura alertar para os riscos e ameaças que podem acontecer como conjunto e não de modo isolado.

Destacamos, a seguir, algumas conclusões e as principais recomendações registradas na AAI, que são muito importantes para que os povos indígenas da bacia do Juruena possam se unir na defesa de seus direitos territoriais e ambientais.

Processos minerários já ocupam 8% do Amazonas

04 Ago, 2021

Cooperativas de garimpeiros burlam leis visando explorar grandes áreas. O loteamento do estado por processos minerários chega a ultrapassar 12 milhões de hectares, o equivalente a metade do estado de São Paulo ou a um país como a Coréia do Norte. Relatório revela que em 2020 houve aumento de 342% nos Requerimentos de Lavra Garimpeira, quando comparado à média dos 10 anos anteriores.

Melhor rio do país para canoagem radical é ameaçado por PCHs

02 Ago, 2021

Famoso por sua exuberância e condições únicas para prática esportiva, rio Sucuruína atrai atletas do mundo todo, mas seis hidrelétricas o colocam em risco.

Mulheres Xavante superam adversidades e coletam mais de uma tonelada de sementes

20 Jul, 2021

Grupo de coletoras atua na TI Marãiwatsédé. Atividade fortalece tradição, promove reflorestamento e gera renda.
Nossos Parceiros
Ver Mais