25 de agosto de 2018

Com 580 páginas, a Avaliação Ambiental Integrada (AAI) é um dos mais completos documentos já elaborados sobre a bacia do rio Juruena, que analisa os cenários sociais, ambientais e econômicos possíveis com a instalação ou não de dezenas de novos empreendimentos hidrelétricos na região nos próximos anos. Esta avaliação foi feita pela Empresa de Pesquisa […]

Com 580 páginas, a Avaliação Ambiental Integrada (AAI) é um dos mais completos documentos já elaborados sobre a bacia do rio Juruena, que analisa os cenários sociais, ambientais e econômicos possíveis com a instalação ou não de dezenas de novos empreendimentos hidrelétricos na região nos próximos anos. Esta avaliação foi feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 2010 e é diferente de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), focado apenas em um empreendimento. Ela considera os impactos de todas as usinas somadas e procura alertar para os riscos e ameaças que podem acontecer como conjunto e não de modo isolado.

Destacamos, a seguir, algumas conclusões e as principais recomendações registradas na AAI, que são muito importantes para que os povos indígenas da bacia do Juruena possam se unir na defesa de seus direitos territoriais e ambientais.

OPAN contrata indigenista para o Programa MT

11 Ago, 2022

É necessário morar em Cuiabá e ter disponibilidade para fazer viagens a campo na região noroeste de Mato Grosso

Homenagem à indigenista Silvia Maria Gasperini Bonotto

18 Jul, 2022

Nota da OPAN diante do falecimento de Silvia Maria Gasperini Bonotto, parceira das causas e povos indígenas do Brasil.

OPAN contrata profissional da área administrativa

15 Jul, 2022

A Operação Amazônia Nativa está contratando um profissional da área administrativa para se integrar à equipe do Setor Administrativo/Financeiro da instituição com sede em Cuiabá, Mato Grosso (MT).
Nossos Parceiros
Ver Mais