11 de fevereiro de 2019

O Juruena é um rio de águas cristalinas e ligeiras, que correm rumo ao norte, onde ajudam a formar o Tapajós. O Juruena irriga as matas da região noroeste de Mato Grosso, em uma das áreas planas agricultáveis mais extensas do planeta. Por esse motivo a região é alvo da expansão vertiginosa do agronegócio, o […]

O Juruena é um rio de águas cristalinas e ligeiras, que correm rumo ao norte, onde ajudam a formar o Tapajós. O Juruena irriga as matas da região noroeste de Mato Grosso, em uma das áreas planas agricultáveis mais extensas do planeta. Por esse motivo a região é alvo da expansão vertiginosa do agronegócio, o que a tornou a campeã, no Brasil, no consumo de agrotóxicos.

O livro “Paisagens Ancestrais do Juruena” conta a história deste rio que é berço das águas de rios amazônicos, mas também berço dos povos indígenas que, na contemporaneidade, lutam pelo reconhecimento do seu modo próprio de vida, e pelo respeito à sua territorialidade, a qual, como vimos, não se distingue da sua ancestralidade.

OPAN contrata indigenista para o Programa MT

11 Ago, 2022

É necessário morar em Cuiabá e ter disponibilidade para fazer viagens a campo na região noroeste de Mato Grosso

Homenagem à indigenista Silvia Maria Gasperini Bonotto

18 Jul, 2022

Nota da OPAN diante do falecimento de Silvia Maria Gasperini Bonotto, parceira das causas e povos indígenas do Brasil.

OPAN contrata profissional da área administrativa

15 Jul, 2022

A Operação Amazônia Nativa está contratando um profissional da área administrativa para se integrar à equipe do Setor Administrativo/Financeiro da instituição com sede em Cuiabá, Mato Grosso (MT).
Nossos Parceiros
Ver Mais