30 de agosto de 2019

O projeto Raízes do Purus, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, se insere num percurso histórico do trabalho da OPAN junto a povos indígenas das regiões sul e sudoeste do Amazonas desde a década de 70. Este projeto vem apoiando as populações envolvidas na elaboração e na implementação de seus planos de […]

O projeto Raízes do Purus, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, se insere num percurso histórico do trabalho da OPAN junto a povos indígenas das regiões sul e sudoeste do Amazonas desde a década de 70. Este projeto vem apoiando as populações envolvidas na elaboração e na implementação de seus planos de gestão territorial, contribuindo significativamente para a melhoria de qualidade de vida dessas populações em regiões distantes e por vezes esquecidas no interior da Amazônia.

Submetidos em contextos de exploração, sobretudo com os ciclos da borracha, os povos indígenas da Amazônia vêm buscando seu fortalecimento a partir da união, da luta pela demarcação de suas terras, de relações menos desiguais, construindo a cada dia processos mais eficientes de gestão territorial e ambiental de suas áreas.

Neste contexto, o projeto Raízes do Purus, desenvolvido pela OPAN entre 2013 e 2015, agora conclui mais uma etapa de 2018 a 2019, proporcionando, junto aos povos, mudanças importantes que podem ser acompanhadas nas imagens de Adriano Gambarini, um fotógrafo excepcional que sabe buscar a luz em cada canto da floresta para iluminar as populações e sua maneira de viver.

Este livro apresenta fatos históricos da proteção das terras dos Paumari, Jamamadi e Apurinã, da bacia do rio Purus, e do povo Deni do rio Xeruã, afluente do rio Juruá. Em suas terras conservadas, a partir de atividades de vigilância territorial e manejando produtos da sociobiodiversidade, vemos a fartura de frutas, pesca e roçado, mostrando claramente que ali a palavra sustentabilidade faz todo o sentido.

Desejamos que esta publicação contribua para a ascendente melhoria de qualidade de vida dos povos Paumari, Jamamadi, Apurinã e Deni e que suas experiências sejam vistas e conhecidas por outras sociedades para que ganhem com isso o respeito que merecem.

Boa leitura!

Equipe Raízes do Purus – OPAN

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais