07 de maio de 2021

A numerosa diversidade étnica e linguística indígena espalhada por todo território brasileiro comporta culturas extremamente diferenciadas em suas formas de organização política, social e cosmológica que influenciam a atuação do movimento indígena.

Este material é resultado do trabalho “Gestão de Organizações Indígenas”, desenvolvido pela OPAN junto a sete associações indígenas, divididas entre os estados de Mato Grosso e Amazonas. Com o apoio da Embaixada Real da Noruega, entre 2017 e 2020 o projeto tem subsidiado lideranças e organizações indígenas no desenvolvimento de práticas de gestão autônoma, técnicas administrativas e financeiras, elaboração e execução de projetos, fundamentos de associativismo, direitos indígenas e relacionamento com as agências de fomento.

Foram realizadas oficinas com os quadros diretores das entidades e também junto às bases comunitárias. Neste sentido, o objetivo desta publicação é servir de instrumento de pesquisa e orientação para as organizações e suas lideranças realizarem seus processos de gestão associativa. Ter um material instrutivo que possa auxiliar nos processos de gestão é fundamental para formar novos quadros gestores e renovar a associação sempre que for necessário. O material também poderá ser utilizado pelas escolas indígenas e contribuir para o fortalecimento do associativismo comunitário. Quando todos compreendem a função da associação e se veem como parte do processo, as relações tendem a ser alteradas e  contribuem para o fortalecimento dos elos comunitários e associativos.

A WEB3 como palco para a arte indígena

29 Jun, 2022

Ampliação das plataformas de exibição e comércio de produções digitais fornecem espaço cada vez maior para atuação de artistas que antes dependiam de curadorias tradicionais para divulgar e comercializar seus trabalhos.

82% das infrações ambientais julgadas pela SEMA-MT levam mais de 5 anos para serem concluídas

29 Jun, 2022

Relatório revela que dos 1012 processos administrativos julgados pelo Consema-MT, entre 2017 e agosto de 2021, apenas 18% foram concluídos em até 5 anos.

Povo Haliti-Paresi realiza expedições para avaliar roteiros de etnoturismo

28 Jun, 2022

Projeto propõe imersão cultural de uma semana em aldeias com exuberantes paisagens.
Nossos Parceiros
Ver Mais