A numerosa diversidade étnica e linguística indígena espalhada por todo território brasileiro comporta culturas extremamente diferenciadas em suas formas de organização política, social e cosmológica que influenciam a atuação do movimento indígena.

Este material é resultado do trabalho “Gestão de Organizações Indígenas”, desenvolvido pela OPAN junto a sete associações indígenas, divididas entre os estados de Mato Grosso e Amazonas. Com o apoio da Embaixada Real da Noruega, entre 2017 e 2020 o projeto tem subsidiado lideranças e organizações indígenas no desenvolvimento de práticas de gestão autônoma, técnicas administrativas e financeiras, elaboração e execução de projetos, fundamentos de associativismo, direitos indígenas e relacionamento com as agências de fomento.

Foram realizadas oficinas com os quadros diretores das entidades e também junto às bases comunitárias. Neste sentido, o objetivo desta publicação é servir de instrumento de pesquisa e orientação para as organizações e suas lideranças realizarem seus processos de gestão associativa. Ter um material instrutivo que possa auxiliar nos processos de gestão é fundamental para formar novos quadros gestores e renovar a associação sempre que for necessário. O material também poderá ser utilizado pelas escolas indígenas e contribuir para o fortalecimento do associativismo comunitário. Quando todos compreendem a função da associação e se veem como parte do processo, as relações tendem a ser alteradas e  contribuem para o fortalecimento dos elos comunitários e associativos.

PL acaba com licenciamento ambiental e intensifica ameaças a terras indígenas

Em MT, mais de 327 mil hectares sobrepostos por imóveis rurais ficam desprotegidos diante do impacto de empreendimentos que não mais precisarão comprovar sua viabilidade ambiental.

Nota de falecimento

OPAN lamenta o falecimento de Heber Queiroz Alves, jovem engajado na defesa da região Xingu-Araguaia

Povos planejam retomada de ações afetadas pela covid-19

Pandemia impactou atividades importantes para a geração de renda, como extração do óleo de copaíba e coleta de sementes.
Nossos Parceiros
Ver Mais