09 de agosto de 2021

Caminhos para o reconhecimento dos direitos indígenas e conservação da biodiversidade

O presente relatório é resultado do acompanhamento indigenista da Operação Amazônia Nativa (OPAN) com o povo Apiaká. Este trabalho foi intensificado a partir da decisão de um grupo de moradores da aldeia Mayrob (Terra Indígena Apiaká-Kayabi) de empreender um movimento de reocupação do seu território tradicional. Naquele momento, uma série de desafios foi imposta a esse grupo, pois, atualmente, o local é reconhecido administrativamente como uma unidade de conservação de proteção integral.
Assim, este documento tenta trazer uma breve caracterização da Terra Indígena Apiaká do Pontal e Isolados e do Parque Nacional do Juruena no que diz respeito à sua situação fundiária e à sua criação, respectivamente. Ele aponta a existência de outras situações de sobreposição encontradas no Brasil e evidencia a necessidade de compatibilizar os modos tradicionais de gestão territorial e as normas de preservação ambiental.

OPAN contrata estagiário de comunicação (jornalismo)

06 Jun, 2023

Interessados devem enviar currículo até o dia 11 de junho

Uma plataforma cada vez mais diversa e plural

05 Jun, 2023

Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas da Convenção do Clima contempla propostas da delegação brasileira, avançando na superação dos desafios de inclusão.

Marco Temporal não virou lei e a luta continua

01 Jun, 2023

Movimento indígena segue em frente contra o PL 490, unido pela defesa de seus direitos e da Constituição Federal.
Nossos Parceiros
Ver Mais