16 de novembro de 2021

Evento busca reforçar as discussões sobre a integridade da sub-bacia do Rio Juruena e sua importância para a vida dos diferentes povos indígenas, comunidades rurais e populações urbanas da região noroeste de MT.

Com o tema “Povos do Campo, das Águas, da Floresta e do Cerrado em Defesa da Vida”, a 8ª edição do Festival Juruena Vivo será realizada nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro. A programação neste ano se organizará em formato híbrido, ou seja, com atividades desenvolvidas presencialmente – conforme os protocolos de segurança contra a covid-19 – e virtualmente.

O evento acontece desde 2014 de forma itinerante e busca reforçar as discussões sobre a integridade da sub-bacia do Rio Juruena, destacando sua importância para a vida dos diferentes povos indígenas, comunidades rurais e populações urbanas da região noroeste de MT. A iniciativa tem a finalidade de catalisar a união desses grupos para a criação de estratégias pela defesa da vida, por meio de uma maior participação nas decisões que envolvam impactos em seus costumes, economia e uso dos recursos naturais.

“Os Festivais Juruena Vivo são espaços de encontro e trocas de saberes entre diferentes atores da sociedade. É também um momento de partilha cultural e artística, com muita musicalidade regional”, afirma a indigenista Liliane Xavier, uma das organizadoras do evento.

Festival Juruena Vivo acontece desde 2014. Foto: Henrique Santian (OPAN)

Nesta 8ª edição, entre as atividades presenciais são previstas a coleta de tucum e argila, além de oficinas de produção de artesanato e cerâmica, na Terra Indígena Erikpatsa. Será realizada também, na Terra Indígena Apiaká-Kayabi, uma vivência de educação ambiental, que inclui a limpeza do Rio dos Peixes, organizada pelo Povo Apiaká.

A abertura do Festival acontece virtualmente, no dia 26, às 19h30, por meio de transmissões nas mídias sociais da Rede Juruena Vivo (Facebook e Youtube). Na ocasião, acontecerá uma live com convidados que atuam em defesa da vida na sub-bacia do Juruena, além da exibição da mostra audiovisual com o curta Rio da Vida, com mensagens de moradores e grupos que vivem na região. 

O evento segue em formato virtual nos dias seguintes, com lives sobre crise energética e hídrica no sábado (27),  direitos da natureza no domingo (28), a continuidade da mostra audiovisual e contação de histórias. Para o fechamento dos dois primeiros dias de Festival e em seu encerramento, são previstas apresentações culturais – mantendo a tradição festiva do encontro.  

O Festival é organizado pela Rede Juruena Vivo, coletivo composto por povos indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, entidades da sociedade civil, movimentos sociais urbanos e rurais, entre outros que atuam na sub-bacia do rio Juruena.

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais