15 de dezembro de 2021

Documento revela como pedidos para exploração de garimpo na bacia do Juruena ameaçam rios e terras indígenas

Este Relatório Técnico foi elaborado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e tem o objetivo de apresentar o estado da arte da mineração no estado de Mato Grosso, com ênfase na sobreposição com terras indígenas e na bacia hidrográfica do Rio Juruena. Para tanto, o relatório contém quatro seções. A primeira aborda aspectos gerais da mineração, dados e possíveis impactos socioambientais decorrentes da atividade. A segunda apresenta a metodologia utilizada no estudo. A terceira evidencia os resultados da pesquisa para o estado de Mato Grosso, sobreposições com TIs e para a bacia do Rio Juruena e, por fim, a quarta seção apresenta as principais conclusões do estudo.

O documento pretende contribuir com informações para que as populações que habitam a bacia do Juruena, a sociedade civil organizada e os movimentos sociais, tenham subsídios para refletir estratégias de incidência frente ao avanço do setor minerário sobre a região dessa bacia.

Confira o relatório completo aqui.

A WEB3 como palco para a arte indígena

29 Jun, 2022

Ampliação das plataformas de exibição e comércio de produções digitais fornecem espaço cada vez maior para atuação de artistas que antes dependiam de curadorias tradicionais para divulgar e comercializar seus trabalhos.

82% das infrações ambientais julgadas pela SEMA-MT levam mais de 5 anos para serem concluídas

29 Jun, 2022

Relatório revela que dos 1012 processos administrativos julgados pelo Consema-MT, entre 2017 e agosto de 2021, apenas 18% foram concluídos em até 5 anos.

Povo Haliti-Paresi realiza expedições para avaliar roteiros de etnoturismo

28 Jun, 2022

Projeto propõe imersão cultural de uma semana em aldeias com exuberantes paisagens.
Nossos Parceiros
Ver Mais