15 de dezembro de 2021

Documento revela como pedidos para exploração de garimpo na bacia do Juruena ameaçam rios e terras indígenas

Este Relatório Técnico foi elaborado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e tem o objetivo de apresentar o estado da arte da mineração no estado de Mato Grosso, com ênfase na sobreposição com terras indígenas e na bacia hidrográfica do Rio Juruena. Para tanto, o relatório contém quatro seções. A primeira aborda aspectos gerais da mineração, dados e possíveis impactos socioambientais decorrentes da atividade. A segunda apresenta a metodologia utilizada no estudo. A terceira evidencia os resultados da pesquisa para o estado de Mato Grosso, sobreposições com TIs e para a bacia do Rio Juruena e, por fim, a quarta seção apresenta as principais conclusões do estudo.

O documento pretende contribuir com informações para que as populações que habitam a bacia do Juruena, a sociedade civil organizada e os movimentos sociais, tenham subsídios para refletir estratégias de incidência frente ao avanço do setor minerário sobre a região dessa bacia.

Confira o relatório completo aqui.

OPAN contrata estagiário de comunicação (jornalismo)

06 Jun, 2023

Interessados devem enviar currículo até o dia 11 de junho

Uma plataforma cada vez mais diversa e plural

05 Jun, 2023

Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas da Convenção do Clima contempla propostas da delegação brasileira, avançando na superação dos desafios de inclusão.

Marco Temporal não virou lei e a luta continua

01 Jun, 2023

Movimento indígena segue em frente contra o PL 490, unido pela defesa de seus direitos e da Constituição Federal.
Nossos Parceiros
Ver Mais