15 de dezembro de 2021

Documento revela como pedidos para exploração de garimpo na bacia do Juruena ameaçam rios e terras indígenas

Este Relatório Técnico foi elaborado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) e tem o objetivo de apresentar o estado da arte da mineração no estado de Mato Grosso, com ênfase na sobreposição com terras indígenas e na bacia hidrográfica do Rio Juruena. Para tanto, o relatório contém quatro seções. A primeira aborda aspectos gerais da mineração, dados e possíveis impactos socioambientais decorrentes da atividade. A segunda apresenta a metodologia utilizada no estudo. A terceira evidencia os resultados da pesquisa para o estado de Mato Grosso, sobreposições com TIs e para a bacia do Rio Juruena e, por fim, a quarta seção apresenta as principais conclusões do estudo.

O documento pretende contribuir com informações para que as populações que habitam a bacia do Juruena, a sociedade civil organizada e os movimentos sociais, tenham subsídios para refletir estratégias de incidência frente ao avanço do setor minerário sobre a região dessa bacia.

Confira o relatório completo aqui.

Indígenas da bacia do Juruena participam de festival de cinema em Brasília

02 Dez, 2022

Foram selecionadas duas produções audiovisuais do Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Myky e uma do povo Enawenê-Nawê

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.
Nossos Parceiros
Ver Mais