17 de fevereiro de 2022

A publicação da International Rivers traz estudos exclusivos sobre a riqueza ambiental e da biodiversidade na bacia do Tapajós. A pesquisa inédita também destaca as principais ameaças ao território

A International Rivers lançou a publicação Tapajós Sob o Sol – Um mergulho nas características ecológicas, socioculturais e econômicas da bacia hidrográfica . Escrito por uma equipe de pesquisadores brasileiros, a publicação online e gratuita traz novos estudos sobre arqueologia, biologia e bioeconomia sustentável na região.

A publicação também destaca a perspectiva das comunidades tradicionais. Por centenas de anos, eles ocuparam e protegeram a Bacia do Tapajós: “Para nós, o rio Tapajós é sagrado. Ele foi criado por Karosakaybu (uma divindade honrada pelo povo Munduruku). Alguns Munduruku foram transformados em peixes, outros em pássaros, alguns em porcos. Sabemos como esse rio foi feito e tem conexão com nossa história e floresta”, detalhou o líder indígena Cacique Juarez Saw Munduruku, da aldeia Sawré Muybu. Sua entrevista pode ser encontrada no sumário executivo. 

A publicação revela o Tapajós como um território cheio de potencial e que precisa ser protegido a todo custo. Os artigos discutem temas como: a necessidade de estudos aprofundados na rica arqueologia da região e também como as tecnologias sociais das comunidades locais podem movimentar a bioeconomia e ao mesmo tempo proteger florestas e rios. 

“Com a publicação Tapajós Sob o Sol, queremos destacar uma das principais bacias amazônicas. Mesmo que sua importância seja inegável para a biodiversidade global, a bacia do Tapajós ainda é alvo de agronegócios, mineração ilegal e projetos de infraestrutura destrutivos, como barragens”, detalha Flávio Montiel, diretor do programa Amazônia em Rios Internacionais. 

Na publicação, artigos dos pesquisadores Bruna Cigaran, Ricard Scoles, Bruno Peregrina Puga e Ana Blaser. O prefácio conta com palavras de Ailton Krenak, do líder indígena Juarez Saw Munduruku e do líder ribeirinho Padre Edilberto Sena. O posfácio é escrito por Caetano Scanavinno, da organização brasileira Saúde e Alegria. 

Confira o estudo abaixo:

OPAN contrata estagiário de comunicação (jornalismo)

06 Jun, 2023

Interessados devem enviar currículo até o dia 11 de junho

Uma plataforma cada vez mais diversa e plural

05 Jun, 2023

Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas da Convenção do Clima contempla propostas da delegação brasileira, avançando na superação dos desafios de inclusão.

Marco Temporal não virou lei e a luta continua

01 Jun, 2023

Movimento indígena segue em frente contra o PL 490, unido pela defesa de seus direitos e da Constituição Federal.
Nossos Parceiros
Ver Mais