28 de abril de 2022

Carolina Rewaptu é a primeira cacica Xavante de Mato Grosso e faz parte do grupo de mulheres que coletam sementes nativas para o reflorestamento de áreas desmatadas.

Por Túlio Paniago/OPAN

Cantora, instrumentista e compositora, Estela Ceregatti lança, nesta sexta-feira (29), o álbum “Cacica”. Trata-se de uma homenagem à Carolina Rewaptu, liderança indígena com quem a artista teve a oportunidade de trabalhar durante a realização do documentário “Pi’õ rómnha ma’ubumrõi’wa: mulheres Xavante coletoras de sementes”, produzido pela Operação Amazônia Nativa (Opan) e com trilha sonora assinada pela cantora. O álbum ficará disponível em plataformas de streaming de música (Spotfy, Apple Music, Deezer e Tidal).

Cacica Carolina Rewaptu – Foto: Henrique Santian

Carolina Rewaptu vive na aldeia Marãiwatsédé, localizada na região leste de Mato Grosso. Ela se notabilizou como uma das principais vozes da luta Xavante pela retomada de suas terras. E, além de se tornar cacica de sua própria aldeia, também concluiu licenciatura em Pedagogia e Sociologia (UNEMAT) e se tornou professora e diretora de uma escola local. 

Ela também é uma das líderes do grupo de mulheres Coletoras de Sementes. Aliás, na ocasião da produção do documentário em que Estela e Carolina se conheceram, o grupo coletou mais de uma tonelada de sementes nativas de 34 espécies diferentes. As coletoras têm compromisso socioambiental, pois, além de promoverem a recuperação de territórios e a preservação de espécies florestais nativas, a atividade também é uma importante fonte de geração de renda para a comunidade, uma vez que todo o excedente é vendido. 

Durante o Encontro de Mulheres Indígenas, realizado em 2019 em Cuiabá, a cacica presenteou a artista com uma gravata Xavante (adorno que marca as etapas da vida de cada pessoa). “Este presente marcou o início de uma relação profunda de muito respeito e admiração, que culminou na realização deste projeto. Compus várias músicas em homenagem a ela e ao povo Xavante”, revela Estela.

Carolina Rewaptu presenteou Estela Ceregatti com uma gravata Xavante – Foto: Henrique Santian

Carolina Rewaptu foi homenageada como Mestra da Cultura de Mato Grosso em edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O projeto, intitulado “A Força da Mulher Xavante – Uma Homenagem à Cacica Carolina Rewaptu”, foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. O álbum “Cacica” é parte deste projeto, que também conta com um documentário e uma exposição fotográfica para registrar a vida da mestra Xavante.

OPAN contrata estagiário de comunicação (jornalismo)

06 Jun, 2023

Interessados devem enviar currículo até o dia 11 de junho

Uma plataforma cada vez mais diversa e plural

05 Jun, 2023

Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas da Convenção do Clima contempla propostas da delegação brasileira, avançando na superação dos desafios de inclusão.

Marco Temporal não virou lei e a luta continua

01 Jun, 2023

Movimento indígena segue em frente contra o PL 490, unido pela defesa de seus direitos e da Constituição Federal.
Nossos Parceiros
Ver Mais