08 de junho de 2022

Eles desapareceram na TI Vale do Javari quando regressavam para a cidade de Atalaia do Norte (AM)

Diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, a Operação Amazônia Nativa (OPAN) manifesta solidariedade aos familiares neste momento de incertezas. Esperamos que as buscas sejam exitosas e que eles possam voltar com segurança para suas casas. 

A OPAN também reforça o pedido de diversas organizações indígenas e indigenistas para que o governo brasileiro mobilize todos os esforços necessários para encontrar Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips, e que o caso seja apurado com a devida urgência. Eles foram vistos pela última vez no domingo (05), na Terra Indígena Vale do Javari, quando retornavam ao município de Atalaia do Norte (AM). 

Bruno Pereira é profundo conhecedor da região, inclusive foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte. Experiente indigenista, foi coordenador-geral de Índios Isolados e de Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai). É um dos fundadores do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI). 

Dom Phillips é inglês e vive no Brasil há 15 anos. Colabora com o jornal britânico The Guardian e também já escreveu para Washington Post, New York Times, Financial Times e The Intercept. Cobre temas sobre devastação ambiental e conflitos de terra. Ele também conhece bem a região e está escrevendo um livro intitulado “Como Salvar a Amazônia”.

OPAN contrata indigenista para o Programa MT

11 Ago, 2022

É necessário morar em Cuiabá e ter disponibilidade para fazer viagens a campo na região noroeste de Mato Grosso

Homenagem à indigenista Silvia Maria Gasperini Bonotto

18 Jul, 2022

Nota da OPAN diante do falecimento de Silvia Maria Gasperini Bonotto, parceira das causas e povos indígenas do Brasil.

OPAN contrata profissional da área administrativa

15 Jul, 2022

A Operação Amazônia Nativa está contratando um profissional da área administrativa para se integrar à equipe do Setor Administrativo/Financeiro da instituição com sede em Cuiabá, Mato Grosso (MT).
Nossos Parceiros
Ver Mais