08 de junho de 2022

Eles desapareceram na TI Vale do Javari quando regressavam para a cidade de Atalaia do Norte (AM)

Diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, a Operação Amazônia Nativa (OPAN) manifesta solidariedade aos familiares neste momento de incertezas. Esperamos que as buscas sejam exitosas e que eles possam voltar com segurança para suas casas. 

A OPAN também reforça o pedido de diversas organizações indígenas e indigenistas para que o governo brasileiro mobilize todos os esforços necessários para encontrar Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips, e que o caso seja apurado com a devida urgência. Eles foram vistos pela última vez no domingo (05), na Terra Indígena Vale do Javari, quando retornavam ao município de Atalaia do Norte (AM). 

Bruno Pereira é profundo conhecedor da região, inclusive foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte. Experiente indigenista, foi coordenador-geral de Índios Isolados e de Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai). É um dos fundadores do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI). 

Dom Phillips é inglês e vive no Brasil há 15 anos. Colabora com o jornal britânico The Guardian e também já escreveu para Washington Post, New York Times, Financial Times e The Intercept. Cobre temas sobre devastação ambiental e conflitos de terra. Ele também conhece bem a região e está escrevendo um livro intitulado “Como Salvar a Amazônia”.

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais