15 de junho de 2022

O documento foi apresentado, no dia 9 de junho, em audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ambas da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Elaborado em conjunto e assinado por mais de 50 organizações, indígenas e indigenistas, o documento foi redigido ao fim do Seminário Nacional 10 Anos de PNGATI, em junho de 2022, e destaca quatro pontos cruciais para a retomada da implementação da primeira política indigenista construída de modo participativo no Brasil.

Instituída por decreto presidencial em 05 de junho de 2012, no dia Mundial do Meio Ambiente, a PNGATI, ao longo desta primeira década de existência, tem orientado iniciativas indígenas de proteção territorial, manejo de recursos naturais e recuperação de áreas degradadas. A iniciativa representa um dos maiores avanços na perspectiva da gestão autônoma e sustentável de territórios indígenas. 

A audiência pública onde o documento foi apresentado, coordenada pela Deputada Federal Joênia Wapichana, colocou em debate o Projeto de Lei 4347/2021, de autoria da própria parlamentar, que institui a política de gestão em terras indígenas como política permanente do Estado brasileiro, tornando-se, portanto, uma lei.

Projetos hidrelétricos colocam em risco povos indígenas e rios na bacia do Juruena

22 Mar, 2023

Relatório indica que territórios indígenas, espécies endêmicas e rios da região seriam afetados caso empreendimentos projetados saiam do papel.

Servidor do ICMBIO ameaçado após operação contra o garimpo ilegal

22 Mar, 2023

O Fórum do Território do Médio Juruá (TMJ) divulgou nota onde expressa profunda preocupação com as ameaças e tentativas de intimidação sofridas pelo servidor público do ICMBIO, Manoel Cunha, que é gestor da Resex Médio Juruá, em retaliação a uma operação contra o garimpo ilegal.

Mulheres Paumari ocupam espaços estratégicos na gestão do território

20 Mar, 2023

Participando do manejo sustentável de pirarucu, elas se destacam pela competência em funções importantes.
Nossos Parceiros
Ver Mais