18 de julho de 2022

O Juruena é um rio de águas cristalinas e ligeiras, que correm rumo ao norte, onde ajudam a formar o Tapajós. O Juruena irriga as matas da região noroeste de Mato Grosso, em uma das áreas planas agricultáveis mais extensas do planeta.

O Juruena é um rio de águas cristalinas e ligeiras, que correm rumo ao norte, onde ajudam a formar o Tapajós. O Juruena irriga as matas da região noroeste de Mato Grosso, em uma das áreas planas agricultáveis mais extensas do planeta. Por esse motivo a região é alvo da expansão vertiginosa do agronegócio, o que a tornou a campeã, no Brasil, no consumo de agrotóxicos.

O livro “Paisagens Ancestrais do Juruena” conta a história deste rio que é berço das águas de rios amazônicos, mas também berço dos povos indígenas que, na contemporaneidade, lutam pelo reconhecimento do seu modo próprio de vida, e pelo respeito à sua territorialidade, a qual, como vimos, não se distingue da sua ancestralidade.

Flores, lágrimas e força

28 Nov, 2022

Países insulares seguem sendo grandes propulsores de avanços no debate sobre clima no mundo. Povos indígenas exigem participação em fundo sobre perdas e danos.

A PNGATI e a esperança por dias melhores

09 Nov, 2022

De diversas regiões da Amazônia, representantes indígenas compartilham na COP27 reflexões e experiências sobre a PNGATI à luz do novo governo no Brasil.

Brasil dá seu recado no Egito

05 Nov, 2022

Delegação da Amazônia brasileira abre trabalhos na COP27 com contribuições técnicas na reunião da Plataforma Indígena da UNFCCC. Barreira do idioma ainda é desafio.
Nossos Parceiros
Ver Mais