10 de janeiro de 2023

Primeira edição - monitoramento de hidrelétricas na bacia do Juruena.

Este é o primeiro boletim de monitoramento independente de pressões e ameaças a terras indígenas feito pela OPAN. Regularmente, serão divulgadas atualizações sobre a situação de vulnerabilidade dos territórios indígenas do estado de Mato Grosso com base no monitoramento de vetores de pressão, como mineração, empreendimentos hidrelétricos, contaminação por agrotóxicos e desmatamento. Esta edição traz a situação alarmante da expansão de pequenos projetos hidrelétricos na bacia do rio Juruena.

O objetivo do monitoramento de hidrelétricas é acompanhar movimentações ligadas ao planejamento e a implantação de usinas na bacia do rio Juruena, oferecendo informações para atuação proativa da sociedade civil no exercício de seu direito de participação nas tomadas de decisão que interferem no desenvolvimento regional e em sua qualidade de vida. Em particular, interessa a este trabalho observar como os territórios indígenas estão sendo pressionados por esses empreendimentos, e, ainda, se há violação aos direitos indígenas, ambientais ou interferências existentes ou potenciais de tais projetos no exercício de práticas e conhecimentos dos povos indígenas em seus territórios demarcados e de ocupação tradicional.

Sônia Guajajara assume ministério e anuncia política com protagonismo indígena

12 Jan, 2023

Em histórico discurso de posse, Sônia Guajajara destacou o início de uma política indígena e não mais indigenista. Também reforçou a importância dos povos originários no combate à crise climática e cravou que o futuro é ancestral.

OPAN manifesta apoio a ministérios e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a nova Funai

03 Jan, 2023

Ministério dos Povos Indígenas, Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena serão dirigidos por importantes lideranças do movimento indígena.

Começou a mudança histórica

02 Jan, 2023

Sônia Guajajara, Joenia Wapichana, Wibe Tapeba, Célia Xakriabá, cacique Raoni Metuktire e outras lideranças são recebidos pelos servidores da Funai. Em ato marcante, falam dos desafios frente aos novos cargos no Legislativo e agora também no Executivo.
Nossos Parceiros
Ver Mais