OPAN

Nota de falecimento

Uma homenagem a Mahuru, importante liderança do povo Deni.

A Operação Amazônia Nativa (OPAN) lamenta profundamente o falecimento de Mahuru Hava Deni, liderança histórica do povo Deni do rio Xeruã, ocorrido na aldeia Itaúba, Terra Indígena (TI) Deni, sudoeste do Amazonas, no dia 31 de março.

Mahuru Hava Deni teve papel fundamental no processo de demarcação da TI Deni, localizada no rio Xeruã, afluente do rio Juruá, entre os anos 2000 e 2004, quando o território foi homologado, o que possibilitou a intensificação do trabalho de vigilância, o controle de atividades predatórias promovidas por invasores, e o fortalecimento do povo Deni.

Pioneiro, integrou a primeira equipe de vigilância territorial Deni. Por essas e outras razões, era uma liderança respeitada por todo o povo Deni e por aqueles que com ele conviveram.

Orgulhoso, gostava de contar aos jovens como, nos primórdios do trabalho, era necessário um esforço de dias remando para chegar à base de vigilância do território, na foz do rio Xeruã. Até o fim de sua vida foi um dos grandes incentivadores e mobilizadores dos trabalhos comunitários de proteção à TI Deni.

A OPAN, e em especial, seus membros que tiveram o privilégio de conviver com Mahuru Hava Deni, estão consternados, mas convictos do legado de comprometimento com a proteção do território deixado pela liderança para as atuais e as futuras gerações.