OPAN

Nota de Falecimento

Homenagem da OPAN à Michele Sato, uma das principais referências em ciência e educação ambiental no estado de Mato Grosso.

A Operação Amazônia Nativa (OPAN) lamenta a partida de Michele Sato, educadora com enorme contribuição para a pesquisa e educação em Mato Grosso e no país.

Querida por seus alunos, Michele apostava na ciência. Acreditava que o fazer científico deveria ter vida, arte, sensibilidade e estar a serviço das comunidades e da sociedade.
 
Foi com esse olhar que atuou junto aos povos indígenas, sempre de forma sensível e poética.

Na área da educação ambiental, formou muitos dos que hoje estão a frente de trabalhos por justiça social em Mato Grosso e em outras regiões do país, pelo viés da coletividade.

Desde 1994 atuava na Universidade Federal de Mato Grosso, em diferentes papeis. Fundou junto a colegas o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

Em sua formação acadêmica e na carreira docente atuou em renomadas instituições de ensino de diferentes regiões do país e do mundo.

Era uma transgressora e guerreira, apaixonada pelas pessoas e pelo planeta. Foi inspiração para o voo de diversas mulheres na academia e na vida.

Preocupada com a injustiça climática e com o futuro dos povos e comunidades tradicionais, sempre foi aliada das causas populares, desenvolvendo papel fundamental para a garantia de direitos humanos e o desenvolvimento de políticas públicas.

Esperança, otimismo e ciência foram algumas das suas bandeiras.

Michele Sato partiu cedo, aos 63 anos, deixando muitas saudades.

Desejamos força à família, aos amigos, colegas de trabalho e alunos.

Equipe OPAN