OPAN

OPAN é admitida no Observatório do Clima

O Observatório do Clima, que hoje é composto por 93 organizações, foi fundado em 2002, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Por Túlio Paniago/OPAN

A partir deste ano, a Operação Amazônia Nativa (OPAN) e outras 15 instituições passaram a integrar o Observatório do Clima (OC), rede composta por entidades da sociedade civil que se dedica à construção de um país descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável. A admissão dos novos membros foi anunciada em abril.

“É uma rede plural, composta por entidades que estão envolvidas com o desafio da emergência climática em todos os níveis. É um ambiente extremamente rico para o fortalecimento da sociedade civil e para a nossa instituição”, avalia Andreia Fanzeres, coordenadora do Programa de Direitos Indígenas da OPAN. 

Assembleia de 2023 do Observatório do Clima – Foto: Gustavo Silveira

Na ocasião de sua criação, o Observatório do Clima contava com 26 membros. Desde então, a rede tem se fortalecido com o ingresso de novas organizações e hoje é composto por quase uma centenas de membros. Dentre suas atribuições, destaca-se o monitoramento de políticas públicas relacionadas à agenda climática, além da produção de conhecimento técnico e científico sobre o tema. 

Também tem papel significativo no que diz respeito à organização coletiva da sociedade civil e à conscientização da população, promovendo a articulação entre diferentes atores da sociedade e comunicando a relevância e a urgência de se combater a crise climática. Nesse sentido, faz uso de estratégias de advocacy, comunicação e litigância, incidindo sobre políticas públicas e lutando pela proteção e aprimoramento da governança socioambiental no Brasil.