NOTA DE REPÚDIO: ação violenta infligida aos indígenas, entre eles à deputada federal Célia Xakriabá, é um ataque à democracia do Brasil
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) repudia a violência cometida pelas forças de segurança do Distrito Federal contra indígenas reunidos no 21º Acampamento Terra Livre e contra a deputada federal Célia Xakriabá na noite de ontem, 10 de abril de 2025, durante a marcha pacífica intitulada “A Resposta Somos Nós”.
Repudiamos profundamente este ataque e tudo que ele representa: um Congresso Nacional majoritariamente anti-indígena, incapaz de respeitar a democracia e reconhecer o Brasil como território dos povos indígenas.
Lamentavelmente, um Congresso que perde a oportunidade preciosa do Acampamento Terra Livre para aprendizado e a elevação de seus conhecimentos e seu lugar no mundo, momento ímpar para os que estão interessados em se qualificar no exercício legislativo do país.
Manifestamos nosso apoio às pessoas feridas, que marchavam pacificamente entoando seus cantos ancestrais, e foram surpreendidas por uma violência injustificável. Nosso respeito e solidariedade também à deputada Célia Xakriabá, parlamentar indígena atacada enquanto marchava com seu povo, e desejamos que se mantenha firme em seu propósito de representação ativa do povo brasileiro, com a resistência e força que demonstra ao longo de sua trajetória.
Reiteramos o apoio da OPAN a toda luta dos povos indígenas.
Operação Amazônia Nativa (OPAN), 11 de abril de 2025.