OPAN

Nota de Falecimento

Elídio Tsorone, um legado de liderança e respeito

Áudio gerado por IA

Elídio Tsorone durante cerimônia de posse da CR Ribeirão Cascalheira – Foto: Marcelo Okimoto/OPAN

Expressamos nossa solidariedade e acolhimento aos familiares, amigos e companheiros do movimento indígena de Elídio Tsorone, liderança do povo Xavante que nos deixou na noite deste sábado (03.05). 

Filho de Damião Pardzané, cacique geral da Terra Indígena Marãiwatsédé e uma das principais lideranças da região, e de Carolina Rewaptu, primeira cacica mulher da história do povo Xavante, Elídio herdou a liderança e altivez de seus pais.

Era o atual coordenador da unidade regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Ribeirão Cascalheira (MT), onde desenvolvia um importante trabalho junto a aproximadamente 6 mil indígenas representados pela regional. Estava prestes a completar dois anos no cargo. 

“Coragem, determinação e bons propósitos nunca me faltaram. Ciente de que o que a vida quer da gente é coragem, assim que irei comandar a sede Regional de Ribeirão Cascalheira, juntamente com todos os colaboradores”, afirmou Elídio Tsorone em seu discurso de posse, em 18 de maio de 2023.

Graduado em Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), era referência em gestão pública para os povos indígenas, elaboração de políticas educacionais e implementação de programas de educação e saúde comunitários, desenvolvendo projetos educacionais e sociais em aldeias há quase dez anos.

Elídio era também um grande parceiro da OPAN. Contribuiu com sua liderança e generosidade em muitas ações realizadas em sua terra natal, a TI Marãiwatsédé, onde a OPAN tem reconhecida atuação histórica. 

Que seu legado inspire novas e futuras gerações a ocupar espaços de poder com a mesma postura ética e sensata. E que sua memória seja fonte de inspiração e luta pelo bem viver dos povos indígenas.