ESTUDOS E PESQUISAS

ANCIENT LANDSCAPES OF THE JURUENA

18 jul, 2022

O Juruena é um rio de águas cristalinas e ligeiras, que correm rumo ao norte, onde ajudam a formar o Tapajós. O Juruena irriga as matas da região noroeste de Mato Grosso, em uma das áreas planas agricultáveis mais extensas do planeta.

Tapajós sob o Sol: Mergulho nas características ecológicas, socioculturais e da bacia hidrográfica

17 fev, 2022

A publicação da International Rivers traz estudos exclusivos sobre a riqueza ambiental e da biodiversidade na bacia do Tapajós. A pesquisa inédita também destaca as principais ameaças ao território

Povos indígenas isolados em Mato Grosso

3 dez, 2021

Análise das pressões e ameaças sobre as terras indígenas onde há registro da presença de povos indígenas isolados e de recente contato no estado de Mato Grosso.

Takiná (Organização de Mulheres Indígenas de MT) – Histórico, desafios e perspectivas

29 set, 2021

Dissertação de mestrado de Rochele Fiorini apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito à obtenção do título de Mestre em Estudos Urbanos e Regionais.

Panorama do Interesse Minerário no Amazonas

3 ago, 2021

Os dados analisados neste Relatório mostram que aproximadamente 8% do território do Amazonas é alvo de processos minerários ativos na ANM.

RESISTÊNCIAS E DISPUTA HEGEMÔNICA DE GRUPOS SUBALTERNOS FRENTE AO AGRONEGÓCIO NA REGIÃO DO ARAGUAIA (MT)

13 maio, 2021

Tese de Doutorado da indigenista da OPAN Maria Dolores Campos Rebollar apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Relatório técnico: Acompanhamento de empreendimentos de infraestrutura energética na Bacia do Juruena – 2020

27 out, 2020

Acesse aqui relatório técnico da OPAN contendo o acompanhamento feito em 2020 dos empreendimentos de infraestrutura energética na Bacia do Juruena.  

Diagnóstico do manejo de pirarucu do povo Deni do Xeruã

20 mar, 2018

download (3)

O passado, o presente e o futuro nas plantas Puruborá (Rondônia)

10 fev, 2018

Tarsila dos Reis Menezes Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos, como parte dos requisitos para obtenção de Título de Mestre em Antropologia Social. Orientador: Profº. Dr. Felipe Vander Velden

Nossos Parceiros
Ver Mais