Dossiê IPHAN – Yaokwa Povo Enawene Nawe

Dossiê IPHAN – Yaokwa Povo Enawene Nawe

O Yaokwa é um ritual realizado anualmente pelo Povo Enawene Nawe. A importância e grandiosidade estética e épica desse evento foram abordadas por alguns estudiosos e ele está registrado em um premiado audiovisual intitulado O Banquete dos Espíritos (CTI/OPAN, 1996).

O Yaokwa articula os domínios distintos, porém, indissociáveis e interdependentes da Sociedade, da Cultura e da Natureza. Está orientado pela cosmologia – visão de mundo – do Povo Enawene, e regulado pelos ciclos próprios da natureza através de um calendário socioeconômico que integra complexas relações de ordem simbólica.

Ao mesmo tempo, o Yaokwa se inscreve no cotidiano, nos sentidos de pertença e enraizamento desse povo que expressa na execução desse rito suas concepções sobre si e sobre os outros – os termos de sua identidade – vinculados à memória, aos mitos e ao lugar privilegiado que o canto, o sopro (flautas) e a música ocupam nessa operação.

A complexa dramaturgia Enawene está composta por uma sequencia de rituais em que o Yaokwa é o mais extenso, dura aproximadamente sete meses, impõe um envolvimento efetivo de toda a sociedade Enawene em suas execuções e reconhecido como um eixo fundamental de seu patrimônio cultural, um signo da sua identidade como Povo. Por essas razões, o Yaokwa foi eleito como objeto desse estudo e Registro.

Boa leitura!

BIBLIOTECA DOCUMENTOS Dossiê IPHAN - Yaokwa Povo Enawene Nawe

NOTÍCIAS