Juruena: carbono e serviços ambientais nas terras indígenas

O livro Juruena: carbono e serviços ambientais nas terras indígenas, munido de uma linguagem de fácil compreensão e atrativa, aborda as temáticas “carbono” e “serviços ambientais” na sub-bacia do rio Juruena, tendo como público alvo indígenas, agricultores familiares, organizações e outras pessoas que atuam na região. A proposta desta publicação é conectar os dois temas aos conceitos de bacia hidrográfica, floresta, biomas, chuvas, temperatura, desmatamento, efeito estufa, biodiversidade e impactos
socioambientais. Espera-se que o livro permita uma melhor compreensão do tema da mudança climática, que está cada vez mais nos noticiários e no dia-a-dia.

Esta publicação está organizada em quatro capítulos. O primeiro deles, A sub-bacia hidrográfica do rio Juruena: um breve histórico de seu uso e ocupação, permite conhecer os modos de vida na sub-bacia do Juruena. O segundo, Serviços ambientais e carbono, trabalha diferentes conceitos relacionados aos serviços ambientais e ao carbono de maneira leve e didática. Na sequência, pautando-se em informações extraídas de um estudo sobre a sub-bacia do Juruena, o capitulo três, Serviços ambientais no Juruena, traz informações sobre a contribuição das terras indígenas do Juruena para a regulação climática. Por fim, demostrando que há práticas de uso e ocupação da sub-bacia do Juruena alinhadas com o desenvolvimento sustentável, no quarto e último capítulo, Ações positivas na sub-bacia do Juruena, são apresentadas iniciativas criativas desenvolvidas na região por indígenas, agricultores e organizações não governamentais.

A partir da leitura é possível compreender como os modos de vida com menor impacto ambiental, notadamente realizados pelos indígenas, contribuem para os estoques de carbono e para a manutenção dos serviços ambientais, beneficiando toda a sub-bacia do Juruena, mas também o clima mundial.

Vamos lá!

 

BIBLIOTECA PUBLICAÇÕES DA OPAN Juruena: carbono e serviços ambientais nas terras indígenas

NOTÍCIAS