OPAN

O ‘LABORATÓRIO PURUS’: UMA INICIATIVA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA AMAZÔNIA INDÍGENA (UFAM)

Denominado de O Laboratório Purus, este ciclo de estudos etnográficos objetiva o conhecimento e o aprofundamento histórico-antropológicos sobre os povos indígenas da região da Bacia do Purus, em especial sobre aqueles que habitam o Médio Purus,

Buscando pensar os temas ligados à Amazônia indígena, sejam eles associados às relações dos diversos povos indígenas entre si ou com os múltiplos agentes da sociedade envolvente, o Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI/PPGAS/Universidade Federal do Amazonas) promove mais uma atividade para aqueles que buscam o conhecimento da região e dos povos que habitam a Amazônia.

Denominado de O Laboratório Purus, este ciclo de estudos etnográficos objetiva o conhecimento e o aprofundamento histórico-antropológicos sobre os povos indígenas da região da Bacia do Purus, em especial sobre aqueles que habitam o Médio Purus, especificamente os grupos da família lingüística Arawá.

A finalidade deste Laboratório é reunir pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação com projetos ou interesses de pesquisas acadêmicas entre os povos da região. A proposta surge com o objetivo de realizar quinzenalmente encontros para debates e diálogos sobre as obras selecionadas. O primeiro deles aconteceu no dia 6 de Agosto na sede do NEAI: a obra selecionada foi a tese de licenciatura de Miguel Aparicio Suárez, intitulada Los Suruaha: Universos Míticos y Miradas Etnográficas. Segue o cronograma com as temáticas que nortearão os próximos encontros do Laboratório Purus.

DataTítulo da ObraAutor
06/09/2010Los Suruaha:

Universos Míticos y Miradas Etnográficas

Miguel Aparicio Suárez
27/09/2010Entre Patrões e Civilizadores:

Os Apurinã e a política indigenista no Médio rio Purus na primeira metade do século XX

Juliana Schiel
18/10/2010Os Jamamadi e as

armadilhas do tempo histórico

Lúcia Rangel
08/11/2010Territorialidade indígena na Amazônia brasileira do século XXI: O caso JamamadiSandra Ayres
22/11/2010Cosmografia de um mundo perigoso:

Espaço e relações de afinidade entre os Jarawara da Amazônia

Fabiana Maizza

Contatos com a imprensa
comunicacao@amazonianativa.org.br
(65) 3322-2980