OPAN

Programa Amazonas

Programa Amazonas

No estado do Amazonas, atualmente a OPAN desenvolve trabalhos no sul do estado em parceria com os povos indígenas Paumari do rio Tapauá, Apurinã e Jamamadi, na região do Médio rio Purus; Kawahiva na bacia do rio Madeira, e, na região sudoeste, com os Deni do rio Xeruã: na bacia do Médio rio Juruá. Entre as ações, estão o apoio às cadeias de valor da sociobiodiversidade, a ações de vigilância e proteção territorial e de fortalecimento das associações indígenas.

No Amazonas, a OPAN atua em parceria com os Apurinã, Jamamadi, Paumari do rio Tapauá e Banawá, além de comunitários extrativistas da Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, no Médio rio Purus, com os indígenas Tenharim, na bacia do Madeira, Deni e Kanamari do rio Xeruã, no Médio Juruá.

Junto a esses povos, desenvolve trabalhos articulados de apoio à gestão territorial nos eixos de monitoramento e proteção territorial, manejo integrado do fogo, e com o desenvolvimento de cadeias de valor da sociobiodiversidade – manejo de pirarucu, sistemas agroflorestais (SAFs), castanha, açaí e outros produtos florestais não madeireiros. Também apoia o fortalecimento das organizações indígenas em sua gestão administrativa e contribuindo para a garantia de seus direitos.

Em outra região do estado, no Médio Solimões, a instituição contribui com a Associação dos Comunitários que Trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ), responsável pelo manejo de pirarucu junto a comunidades indígenas kambeba, tikuna, kokama e a não indígenas. O manejo organizado pela ACJ representa o maior volume de pirarucu manejado no Amazonas.

As iniciativas são realizadas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil e redes como o Território Médio Juruá, o Coletivo do Pirarucu e o Observatório da Castanha.

OBJETIVOS - Principais eixos de atuação do Programa Amazonas:

Projetos