PROGRAMAS Programa Amazonas

Programa Amazonas

A OPAN trabalha junto a povos indígenas do Amazonas desde os anos 70 em ações voltadas a saúde, educação e economia, aliadas às práticas de gestão territorial das comunidades.

Nos últimos anos, as atividades estão direcionadas à conservação dos territórios e à geração de renda por meio do manejo sustentável dos recursos, sempre na perspectiva do fortalecimento político e da autonomia dos povos indígenas.

Apoiamos, nesse campo, experiências exitosas. Manejo de pirarucu, produção de castanha, implantação de sistemas agroflorestais e de cadeias produtivas de óleos vegetais, como andiroba e copaíba, são alguns deles.

As ações englobam povos de três bacias hidrográficas do Amazonas. No Médio rio Purus, os Apurinã, Jamamadi e Paumari do rio Tapauá; no Médio Juruá, os Deni do rio Xeruã; e no Médio Solimões os povos Kokama, Kambeba, Tikuna e Katukina.

Nas bacias do Solimões e no Juruá também atuamos pelo fortalecimento de cadeias produtivas da sociobiodiversidade junto a ribeirinhos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, da RDS Uacari e da Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá, visando a articulação entre indígenas e extrativistas.

Principais eixos de atuação do Programa Amazonas:

– Fortalecimento das organizações indígenas;
– Gestão ambiental e territorial;
– Monitoramento da conservação da biodiversidade;
– Vigilância territorial;
– Cadeias de produtos florestais não madeireiros e de pirarucu;
– Práticas agroecológicas.

Contatos

Lábrea (AM) -Rua 22 de Outubro, 1759 – Centro – CEP 69830-000. Tel: (97) 3331-1737
Manaus (AM)- Rua Nove, 246 – Conjunto Villar Câmara – CEP 69083-370
Cuiabá (MT) – Avenida Ipiranga, 97 – Goiabeira – CEP 78032-035. Tel: (65) 3322-2980

Clique no projeto para saber mais:

PROJETOS