OPAN

Elos Associativos

Catiúscia Custódio de Souza, Rochele Fiorini, Rodrigo Ferreira.

A numerosa diversidade étnica e linguística indígena espalhada por todo território brasileiro comporta culturas extremamente diferenciadas em suas formas de organização política, social e cosmológica que influenciam a atuação do movimento indígena.

Este material é resultado do trabalho “Gestão de Organizações Indígenas”, desenvolvido pela OPAN junto a sete associações indígenas, divididas entre os estados de Mato Grosso e Amazonas. Com o apoio da Embaixada Real da Noruega, entre 2017 e 2020 o projeto tem subsidiado lideranças e organizações indígenas no desenvolvimento de práticas de gestão autônoma, técnicas administrativas e financeiras, elaboração e execução de projetos, fundamentos de associativismo, direitos indígenas e relacionamento com as agências de fomento.

Foram realizadas oficinas com os quadros diretores das entidades e também junto às bases comunitárias. Neste sentido, o objetivo desta publicação é servir de instrumento de pesquisa e orientação para as organizações e suas lideranças realizarem seus processos de gestão associativa. Ter um material instrutivo que possa auxiliar nos processos de gestão é fundamental para formar novos quadros gestores e renovar a associação sempre que for necessário. O material também poderá ser utilizado pelas escolas indígenas e contribuir para o fortalecimento do associativismo comunitário. Quando todos compreendem a função da associação e se veem como parte do processo, as relações tendem a ser alteradas e  contribuem para o fortalecimento dos elos comunitários e associativos.


Catiúscia Custódio de Souza, Rochele Fiorini, Rodrigo Ferreira. Elos Associativos.2021