“Raízes”: Livro que retrata o cotidiano de povos indígenas é lançado em Manaus

Na próxima quinta-feira (5/12), será lançado o livro “Raízes”, do fotógrafo Adriano Gambarini. Na obra, são apresentadas 128 fotos que retratam o cotidiano dos povos indígenas Deni, Paumari, Apurinã e Jamamadi. O livro é uma realização do projeto Raízes do Purus, executado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Criança Apurinã. Foto: Adriano Gambarini/OPAN.

O fotografo viajou até as aldeias e pôde conhecer e registrar o dia a dia destes povos. Para ele, o livro permite a outras pessoas conhecerem e valorizarem as culturas indígenas e sua ancestralidade. “No momento que você materializa os rostos com os olhares, com os sorrisos, com o dia a dia, você mostra a identidade daqueles povos”, destaca Gambarini.

Mulheres Deni durante festa do ve’e [pirarucu]. Foto: Adriano Gambarini/OPAN.
Adriano conta que as fotos retratam as experiências de gestão territorial destes grupos indígenas que habitam o sul do estado do Amazonas. “A partir das imagens, é possível conhecer os sistemas agroflorestais dos Apurinã, a extração de copaíba dos Jamamadi e o manejo de pirarucu dos povos Deni e Paumari, além de outras atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida dos indígenas”, comenta.

“’Raízes’ mostra vários aspectos dos povos em sua relação com o ambiente que possibilitam sua reprodução física, social e cultural a partir das festas, reuniões e outras atividades do dia a dia. É um olhar real da relação desses povos com a natureza”, diz o coordenador do projeto Raízes do Purus, Gustavo Silveira.

O lançamento será em Manaus, no edifício da Petrobras (Avenida Darcy Vargas, 645, no bairro Parque Dez), das 15h às 16h. Durante o evento, estarão presentes indígenas Deni e Paumari, representantes da OPAN e o fotógrafo Adriano Gambarini. Juntos, vão falar sobre a obra e os processos de gestão territorial indígena envolvendo as cadeias de valor da sociobiodiversidade. Na ocasião, o fotógrafo também irá autografar os livros. A participação do público será restrita a trabalhadores da Petrobras, manejadores de pirarucu e integrantes de organizações da sociedade civil convidados.

Sobre Adriano Gambarini

Adriano Gambarini é fotógrafo profissional desde 1992, autor e editor. Formado em Geologia pela USP, é autor de 18 livros, entre eles “Raízes”, “Panthera onca – à Sombra das Florestas” e “Histórias de um Lobo”. Assina ainda os textos de “Cavernas no Brasil”, “Velho Chico, o Rio” e “A Origem do Homem e seus Deuses”, em autoria com o historiador Leandro Karnal. Fotógrafo permanente da National Geographic Brasil, notabilizou-se por documentar projetos conservacionistas e etnográficos de maneira sistemática, integrando um vasto conhecimento sobre meio ambiente, ecologia, biologia de fauna silvestre e cultura de populações tradicionais. Produtor, diretor de fotografia e roteirista de documentários, é diretor da Gamba Imagens, com 380 mil fotografias de ecossistemas, populações étnicas e cultura do Brasil, Antártica e mais 40 países. Três vezes palestrante do TEDx, ministra palestras sobre fotografia como forma de conexão e interpretação das relações humanas com o ambiente. Foi vencedor do Prêmio Comunique-se 2019, na categoria Profissional da Imagem.

Sobre Programa Petrobras Socioambiental

Lançado em 2013, a partir da experiência de programas anteriores, o Programa Petrobras Socioambiental atua nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. De 2014 a 2020 foram investidos mais de R$ 1 bilhão em projetos socioambientais. São cerca de 975 mil pessoas envolvidas em ações de educação, 667.717 hectares de áreas conservadas ou recuperadas (equivalente a cinco vezes o território da cidade do Rio de Janeiro) e 2.450 espécies da fauna e floras trabalhadas.

Contato com a imprensa

Dafne Spolti

dafne@amazonianativa.org.br

(065) 9 8476-5663

NOTÍCIAS “Raízes”: Livro que retrata o cotidiano de povos indígenas é lançado em...

NOTÍCIAS