01 de fevereiro de 2012

Apresentação Você está convidado a conhecer os principais trabalhos que as equipes da OPAN desenvolveram em 2011. Nesta edição do nosso relatório anual, apresentamos uma seleção de artigos sobre a importância do debate indígena diante de crescentes ameaças a direitos conquistados, abordamos os principais embates sobre os quais nos debruçamos no contexto da Rio+20, e destacamos o acompanhamento da […]

Apresentação

Você está convidado a conhecer os principais trabalhos que as equipes da OPAN desenvolveram em 2011. Nesta edição do nosso relatório anual, apresentamos uma seleção de artigos sobre a importância do debate indígena diante de crescentes ameaças a direitos conquistados, abordamos os principais embates sobre os quais nos debruçamos no contexto da Rio+20, e destacamos o acompanhamento da OPAN acerca das discussões climáticas. Em 2011, a OPAN encerrou o convênio que mantinha com a FUNASA desde 2000, contabilizando excelentes resultados no atendimento à saúde indígena no noroeste de Mato Grosso. Você conhecerá os destaques da nossa atuação no Amazonas e no Mato Grosso, além de informações sobre a gestão financeira.

Boa leitura!

 

Entenda em seis pontos as diretrizes do CNJ para os povos indígenas no acesso ao Judiciário

06 Mai, 2022

O ato recomendatório traz procedimentos para garantir o pleno exercício dos direitos dos povos indígenas na Justiça. Saiba o que pode ser exigido em um processo judicial quando há pessoas e povos originários envolvidos.

Estela Ceregatti homenageia cacica xavante em novo álbum

28 Abr, 2022

Carolina Rewaptu é a primeira cacica Xavante de Mato Grosso e faz parte do grupo de mulheres que coletam sementes nativas para o reflorestamento de áreas desmatadas.

Garimpo ilegal vitimou mais de 100 indígenas Yanomami em 2021 

26 Abr, 2022

Exploração sexual, fome, contaminação e destruição ambiental são as principais causas de mortes. Este é considerado o pior momento de invasão desde a demarcação do território.
Nossos Parceiros
Ver Mais