18 de agosto de 2022

O relatório busca investigar em que medida vem sendo garantido o direito dos povos indígenas e comunidades tradicionais à Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado (DCCLPI) em MT.

Produzido pela Operação Amazônia Nativa (OPAN) em parceria com o Observatório de Protocolos e Consulta, o documento tem a autoria compartilhada de Flavia do Amaral Vieira e Isabella Cristina Lunelli. Foram selecionamos seis casos chave para compreensão da situação da implementação do DCCLPI em Mato Grosso. Os casos são: Pequena Central Hidrelétrico (PCH) Sacre 14, PCHs no Rio do Sangue, PCH Mantovilis, Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Bela Manhã, projeto da Usina Hidrelétrica (UHE) Castanheira e o projeto da EF-170 (Ferrogrão). Abaixo o relatório na íntegra:

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais