OPAN

Nos despedimos de Nelson Secchi

Uma homenagem da OPAN a este grande indigenista, amigo e companheiro de estrada.

Sempre sorridente, Nelson Secchi era um amigo querido e grande companheiro de trabalho.

Se referia aos colegas de forma elogiosa, buscando destacar virtudes e se dispondo a ver junto os caminhos de crescimento individual e coletivo.

Entrou para o indigenismo com um gesto de devoção, deixando trabalhos com maior estabilidade para apoiar os povos indígenas de forma séria e comprometida.

Com a esposa e os filhos, foi dos primeiros indigenistas a morar junto com um povo indígena, valorizando, assim, o modo de vida na aldeia. No dia a dia junto aos Wapichana, em Roraima, teve importantes aprendizados que lhe possibilitaram reflexões com a comunidade para a garantia de seus direitos.

Diante das oportunidades de conquistar melhores qualidades de vida aos povos indígenas, desenvolveu na OPAN trabalhos como contador e atuou na defesa da terra, saúde e educação escolar indígena. Formou-se em pedagogia e teve papel relevante para a preparação de professores indígenas em Mato Grosso.

Nascido em 25 de novembro de 1951, completaria 72 anos em 2023, vividos sempre com saúde e especial disposição para os esportes.

Neste final de semana, dia 7, em decorrência de uma cirrose hepática, partiu nosso querido amigo Nelson Secchi. Com acolhimento de familiares e amigos, foi em paz.

Nelson deixa três filhos, Luciano, Leonardo e Guilherme, com os quais sempre manteve uma relação de grande amizade e parceria, e quatro netos.

Aos familiares e amigos, que tenham conforto neste momento de despedida.

Ao Nelson Secchi, companheiro de estrada, nossa saudação.