01 de novembro de 2023

Encontro anual reúne populações urbanas, comunidades do campo e povos indígenas para celebrar a sub-bacia do Rio Juruena e debater o futuro da região

Por Larissa Silva/Rede Juruena Vivo

O Festival Juruena Vivo, que teve sua origem entre os anos de 2013 e 2014, chega à sua décima edição este ano. O evento, realizado pela Rede Juruena Vivo, tem como propósito reunir pessoas que vivem, trabalham e amam a região da sub-bacia do Rio Juruena.

O 10º Festival Juruena Vivo será realizado na Aldeia Nova Munduruku, Terra Indígena Apiaká-Kayabi, no município de Juara/MT, de 4 a 8 de novembro. Com o tema “Conectando territórios e somando lutas para o bem viver”, o evento é um convite a todos para se unirem em uma celebração da riqueza cultural e natural, da resistência e das comunidades que tornam esta região tão especial.

A temática ressalta a importância de fortalecer os laços entre as diferentes áreas e atores envolvidos, promovendo uma visão de coletividade em prol do bem-estar e preservação desse território único que é a sub-bacia do Rio Juruena.

Foto: 9º Festival Juruena Vivo, Aldeia Tatuí, T.I Apiaká-Kayabi – acervo Rede Juruena Vivo

O festival é uma celebração festiva e reflexiva, que incorpora elementos de arte, música e cultura, valorizando toda a diversidade regional. Além disso, ele serve como um fórum para discutir temas relevantes e de interesse público.

Originado de um contexto de lutas por direitos, especialmente em relação aos rios, à terra e às águas, o evento  surgiu como resposta às pressões à sub-bacia, capitaneadas pelo setor hidrelétrico, a mineração e o garimpo, atividades que têm se instalado na região sem a devida consulta às populações

Diante dessas ameaças, o festival se consolidou como uma plataforma de reivindicações e denúncias, bem como em um espaço acessível e democrático de ricas trocas informativas e culturais.

Ao longo dos anos, o Festival Juruena Vivo se tornou um momento de encontro entre a festa e a luta. Com feiras comunitárias, discussões intensas, se apresenta como um lembrete poderoso da riqueza e diversidade local, e da consequente necessidade de proteger a região.


Programação Especial

Este ano, o festival traz novidades na programação. Um dos destaques é o primeiro Encontro das Juventudes da sub-bacia do Rio Juruena. Um momento inspirador para os jovens da região se reunirem para debater questões cruciais que afetam suas vidas e comunidades.

Compartilhando perspectivas, explorando desafios e aspirações, os jovens participarão de diálogos construtivos sobre temas relevantes para o desenvolvimento e bem-estar da juventude local. Será uma oportunidade única de reflexão e troca, promovendo conexões valiosas e aprendizados para o futuro da juventude local.

Programação Juruena Vivo

A programação ainda conta com outros destaques, como o desfile de moda, grafismo e artesanatos originários, momento para os povos indígenas expressarem e celebrarem suas raízes culturais, e o Encontro da Pesca, oportunidade para discutir as leis que afetam diretamente a vida dos pescadores e trocar experiências com pescadores de outras bacias.

Para mais informações, visite as páginas da Rede Juruena Vivo nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/redejuruenavivo?mibextid=LQQJ4d

Instagram: https://instagram.com/redejuruenavivo?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Só com fé para seguir em frente

07 dez, 2023

Rede Juruena Vivo encerra participação na COP28 em evento que discutiu transparência, transição energética justa e espiritualidade.

Proteger os modos de vida para equilibrar o clima

05 dez, 2023

Evento paralelo na COP28 valoriza iniciativas locais na construção e utilização de instrumentos de gestão territorial e defesa de direitos.

Na COP 28, Marta Tipuici questiona investimento em hidrelétricas como alternativa energética

04 dez, 2023

Chamados de energia limpa, os empreendimentos hidrelétricos são planejados sem consulta às comunidades por eles afetadas
Nossos Parceiros
Ver Mais