OPAN

Cacique Raoni é premiado em audiência no ATL-MT

Trajetória de luta do cacique é reconhecida pela Assembleia Legislativa do estado por meio da premiação.

Foto: Mídia Ninja

O Acampamento Terra Livre de Mato Grosso (ATL-MT), realizado de 3 a 5 de abril, foi concluído com premiação ao cacique Raoni Metuktire, uma das mais respeitadas lideranças da atualidade. Ele recebeu o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate, sendo reconhecido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso por sua incessante luta em defesa dos povos indígenas e da proteção ao meio ambiente.

“O Cacique Raoni sempre dedicou e dedica sua vida à defesa da Amazônia, à defesa dos povos indígenas, à defesa dos direitos humanos, à defesa dos direitos que vão além dos direitos dos humanos”, dizia trecho do documento apresentado pelo deputado Lúdio Cabral, responsável pela promoção da audiência no ATL.

Kokonan Metuktire recebendo a premiação. Foto: Dafne Spolti/OPAN

Por cuidados de saúde, o Cacique Raoni não esteve presente no ATL e o prêmio foi recebido por sua filha Kokonan Metuktire. “Meu pai, desde que ele era novo, vem lutando pelo direito dos povos indígenas, pelo direito de todos os povos indígenas. Fico muito feliz de estar recebendo este prêmio e agradeço muito de coração e levo este prêmio ao meu pai”.

Durante o ATL-MT, povos indígenas de todas as regiões estiveram juntos apresentando situações de violações e reivindicando políticas públicas para a garantia de seus direitos em saúde, educação escolar indígena, economias e sobretudo o direito à terra. Após a realização da etapa estadual, representantes de diversos povos seguirão para o ATL nacional, que completa 20 anos em 2024.