Nota de falecimento | Cristiane Soares Baré
Advogada indígena do povo Baré e importante voz na luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas
Expressamos nosso mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento da Dra. Cristiane Soares Baré, liderança indígena do Rio Negro e importante voz da advocacia na luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas.
Cris Baré, como era conhecida, foi assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), tendo representado a organização como amicus curiae perante o Supremo Tribunal Federal (STF), realizando a sustentação oral pelo direito originário e contra o Marco Temporal.
Durante o difícil período da pandemia, a advogada levou denúncias de ameaças de morte e assassinatos de lideranças indígenas para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da ONU, representando a Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas da OAB Federal. Cris integrava ainda a Rede de Advogados Indígenas da Amazônia e foi sócia fundadora do Fundo Indígena Podáali.
Mesmo com a saúde debilitada, a advogada marcou presença no Acampamento Terra Livre deste ano. Era uma guerreira incansável e apaixonada, que viveu a luta do movimento indígena até os últimos dias da sua existência.
Muito querida por todos, sua partida causa enorme tristeza. Seu exemplo é farol e continuará inspirando e incentivando a todos nós. Expressamos nossa solidariedade e acolhimento à sua família, aos amigos e companheiros do movimento indígena.
Operação Amazônia Nativa (OPAN)