OPAN

Nota de pesar: Augustinho Cassiano, ancião do povo Paumari do rio Tapauá

Augustinho, uma das lideranças mais antigas do povo Paumari, era uma fonte de sabedoria e história.

A Operação Amazônia Nativa (OPAN) expressa seu profundo pesar pelo falecimento de Augustinho Cassiano, ancião importante e querido do povo Paumari do rio Tapauá, ocorrido na manhã do dia 05 de maio, no município de Lábrea, no Amazonas.

Reconhecido e respeitado como uma das lideranças mais antigas do povo Paumari, Augustinho era um verdadeiro livro vivo. Identificava-se como remanescente dos Jobiri, um grupo de guerreiros ágeis que protegiam o povo e impediam que flechas inimigas os atingissem — uma liderança que, até os últimos dias, seguiu protegendo a cultura e o conhecimento tradicional de seu povo.

Sempre sereno, de fala mansa e paciente, Augustinho se destacava pela sabedoria e pela disposição em contribuir. Participou de momentos importantes, como o processo de demarcação das terras indígenas Paumari e a estruturação da Associação Indígena do Povo das Águas (AIPA), registrando em sua memória também os capítulos mais recentes da história do povo. 

Neste momento de tristeza, a OPAN se solidariza com o povo Paumari do rio Tapauá, especialmente os familiares e amigos de Augustinho. Alicerce de uma grande e forte família dos Paumari, partiu deixando filhos, netos, bisnetos e enorme saudade entre os que o conheceram. Seu legado e presença marcante será sempre lembrado e celebrado em todas as curvas das águas do território Paumari. 

06 de maio de 2025

Operação Amazônia Nativa (OPAN)