OPAN

Como funciona a LCIPP

OPAN.

A Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas (LCIPP, na sigla em inglês) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) foi criada em 2015 e passou a funcionar em 2018 a partir da constituição de um grupo de trabalho facilitador, o FWG.

O LCIPP é o único órgão desta Convenção-Quadro que tem como membros, ao lado das Partes, representantes dos povos indígenas indicados pelo Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas (Caucus Indígena). A participação de comunidades locais no FWG ainda não foi implementada na Plataforma, mas uma mobilização em curso traz perspectivas de que isso se consolide a partir da construção de um Caucus das Comunidades Locais.

Como finalidade, a LCIPP se propõe a favorecer a valorização, a troca e a proteção de conhecimentos, fortalecer a capacidade de envolvimento dos povos na UNFCCC, assim como de seus órgãos constitutivos com a Plataforma, e contribuir com políticas e ações relacionadas às mudanças climáticas.

Se quiser entender melhor sobre composição, principais agendas, ações e abordagens da LCIPP, basta baixar o arquivo a seguir:


OPAN. Como funciona a LCIPP.