Este relatório, elaborado pela OPAN em parceria com o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), sistematiza os processos minerários ativos na Agência Nacional de Mineração (ANM) incidentes no estado do Amazonas. Os dados utilizados no relatório foram obtidos em junho de 2021 no Sistema de Informações Geográficas da Mineração (SIGMINE), banco de dados mantido pela ANM, e se referem a processos em diferentes fases de tramitação.
As informações reunidas neste Relatório pretendem ampliar o conhecimento público acerca do interesse minerário no Amazonas e contribuir com povos indígenas, comunidades tradicionais, suas organizações representativas e parceiras na defesa de seus direitos e na efetiva participação nos assuntos que possam afetar seus modos de vida.
Panorama do Interesse Minerário no Amazonas
.
Os dados analisados neste Relatório mostram que aproximadamente 8% do território do Amazonas é alvo de processos minerários ativos na ANM.
Publicações recentes
Edital – Fortalecendo os Elos da Rede Juruena Vivo
EditaisCartilha – Financiamento de hidrelétricas na bacia do Rio Juruena, quem paga essa conta?
DocumentosA resistência e (re)existência do povo Apiaká: o processo de (re)ocupação do território tradicional
Dissertações e tesesFenômenos cooperativos e gestão administrativa: inter-relações culturais do povo Munduruku com a Coopavam – Terra Indígena Apiaká-Kayabi
Dissertações e teses