A Operação Amazônia Nativa (OPAN) informa a abertura de duas vagas para contratação imediata de indigenistas para a equipe do Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da instituição, sendo uma das vagas especificamente para pessoas residentes ou com possibilidade imediata de mudança para o município de Lábrea e a outra para o município de Manaus, ambos no Amazonas.
As inscrições estão abertas até o dia 08 de outubro de 2025, com envio de carta de apresentação, Currículo Vitae e anexos (não obrigatórios) para ilustração da experiência e aptidões para os trabalhos.
O trabalho será voltado à promoção da defesa de direitos humanos e socioambientais, em atenção aos objetivos da OPAN e à legislação regional, nacional e internacional. Partindo desse pressuposto, as qualificações necessárias para as vagas incluem:
● Habilidades de escuta ativa, empatia, relacionamento interpessoal e respeito às diversidades socioculturais, políticas e econômicas;
● Proatividade, criatividade e organização;
● Conhecimentos em metodologias de educação popular para o fortalecimento da participação popular e social.
● Conhecimento da legislação ambiental e indigenista (nacional e internacional), bem como de projetos que ameaçam os direitos humanos;
● Capacidade de trabalho em equipe;
● Boa comunicação e expressão textual;
● Capacidade de trabalhar sob pressão e com prazos exíguos;
● Disponibilidade para viagens de campo.